Continuo estudando o Azure. Dessa vez estou dando uma boa olhada no Table Storage.

Eu já tinha visto a demo, mas não tinha digerido direito. Agora entendi. E vou contar uma coisa para vocês: como é tudo baseado em REST, e o Astoria (atual ADO.Net Data Services – dá-lhe codinomes) integra perfeitamente.

Perfeitamente até demais.

Ok, REST é algo grande, importante, e independente da existência do Azure. Mas realmente parece que o Astoria foi criado somente para auxiliar na integração com o Azure. Sem ele a Microsoft teria que confiar em algo proprietário, e aí metade do mundo xiita ia reclamar. Com ele tudo ficou simples e fácil. E realmente é fácil (apesar de poder melhorar bastante). Todo o acesso é feito baseado em LINQ para ADO.Net Data Services.

O casamento das tecnologias é realmente muito bem feito. Em seguida vou postar um exemplo.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.