Disciplina

Escreva um teste e você tem uma aplicação que não vai falhar naquele ponto, naquele dia – porque você vai esquecer de rodar aquele 1 teste sempre que alterar a aplicação. Desenvolva toda sua aplicação com TDD e você terá uma aplicação mais confiável e com um design melhor.

Utilize um scrum board, e faça reuniões diárias, e o projeto terá transparência. Pratique o Scrum por inteiro e você terá mais transparência, mais software entregue, melhor integração no time, mais visibilidade sobre os resultados, mais confiança no planejamento.

Refatore sempre e você terá código limpo. Refatore de vez em quando… se você conseguir.

Escreva um post no blog hoje, outro daqui um mês ou dois, outro vai saber lá quando e você terá um blog que ninguém visita. Escreva no blog sempre que encontrar alguma coisa que a comunidade pode crescer ao ler, dedique tempo a ele, não deixe ele morrer sem posts, invista no conteúdo, aprenda a escrever, e você terá um blog que é referência, e que ganha visitantes mês a mês.

Escreva um artigo em uma revista hoje, dê uma palestra ano que vem, responda uma pergunta no fórum daqui um uns meses, participe de vez em quando de uma reunião do grupo de usuário que você é parte e você será um consumidor de informação que eventualmente publica alguma coisa. Já é mais do que a maioria, mas se você quer realmente fazer diferença publique artigos com regularidade, palestre sempre que for convidado e busque eventos para contar o que sabe, participe ativamente de um fórum, assuma uma posição de moderação, tome uma posição de liderança do grupo de usuários que participa (seja cuidando da revista, do podcast, do dojo, moderando o fórum, etc). Você será reconhecido na comunidade, as pessoas vão lembrar de você, e quem sabe você até não é nomeado MVP.

Faça exercícios essa semana inteira. Semana que vem faça alguns dias, depois não faça mais. Você perdeu seu tempo. Faça com uma frequência definida, e você vai entrar em forma.

Toque um instrumento sempre e você tocará bem. Toque de vez em quando e você só vai fazer barulho.

.

.

.

Disciplina é chave em praticamente todas as disciplinas humanas. Não espere grandes resultados em atividades que você não se dedica. Fazer pela metade geralmente é igual ou quase igual a não fazer nada. Vai iniciar um projeto ágil? Faça direito, aplique as praticas recomendadas, elas estão lá por um motivo. Vai estudar padrões de projeto? Aprofunde-se no assunto, leia livros, pratique. Só assim você vai ser um desenvolvedor, analista, gestor melhor.

Ou entendemos isso ou continuamos eternamente na mediocridade.

Autor: Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador.
Programa porque gosta, e começou a trabalhar com isso porque acha que trabalhar como administrador é meio chato. Por esse motivo sempre diz que nunca mais vai virar gerente de ninguém. E também porque acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é melhor que hierarquia. Mas isso é outro assunto.
Foi reconhecido  Microsoft MVP depois que alguém notou que ele não dormia a noite pra ficar escrevendo artigos, cuidando e participando do .Net Architects, gravando o podcast Tecnoretórica, escrevendo posts no blog e falando o que bem entende no twitter @giovannibassi. E por falar nisso é no twitter que conta pra todos que gerencia de projetos deve ser feita pelo time e não por um gerentes, que greves em TI são coisas sem sentido e que stored procedure com regras de negócio são malígnas.
Você já deve ter percebido (até porque está lá na primeira frase) que Giovanni é agilista. De tanto gostar disso ele trouxe os programas de certificação e treinamento  PSD e PSM da Scrum.org pro Brasil, e por causa deles, do MVP e de algum trabalho que aparece tem que ficar indo pros EUA de vez enquando, coisa que prefere não fazer. (É bem comum você ouvir ele perguntando porque a Scrum.org e a Microsoft não estão na Itália, por exemplo.)
Junto com alguns Jedis criou a Lambda3, que, apesar de ser pequena e de não ser muito comum no Brasil, insiste em fazer projetos e consultoria direito. Por causa da Lambda3 ele tem trabalhado mais do que quando era consultor independente, mas menos do que a maioria das pessoas. Quer dizer, isso se você considerar que os trabalhos junto à comunidade não são trabalho, caso contrário ele trabalha mais que a maioria das pessoas.
Recentemente ele resolveu que merecia viver melhor e ganhar uns anos de vida e desistiu de ser sedentário, fazendo algum barulho de vez em quando com os amigos no twitter com a hashtag #DotNetEmForma. Por causa do convite recente de amigos do lado Open Source (que ele respeita e admira), começou a escalar, e agora está sempre com as mãos machucadas. Mas ainda dá pra programar. Você encontra ele sempre em algum evento, como o TechEd, e o DNAD, mas também outros menos comuns para o pessoal do .NET, como a RubyConf. Nesses eventos, ou ele está vendo palestras, ou batendo papo com alguém, ou codando alguma aplicação que alguém achou que dava pra fazer durante o evento.

  • Michel Banagouro

    Verdade seja dita!
    Pena que eu ainda seja um pouco indisciplinado =(

  • Falou tudo e mais um pouco :~)

  • Vagner Leonel

    Boas observações….

  • Muito bom o post Giovanni, como sempre!
    Realmente a disciplina é uma das chaves para o sucesso!
    Minha meta para 2010 é me disciplinar ainda mais! Espero que consiga…

    []’s

  • Muito bom. Eu acrescentaria que antes de ter disciplina é preciso ser organizado.
    Caso contrário terás disciplina apenas por alguns dias ou instantes. =)
    []’s

  • João Luiz

    Excelente texto, eu já havia assistido uma apresentação sua sobre ser um arquiteto de software e o teor é semelhante.
    Precisamos sempre ser determinados e disciplinados para conseguir algo.
    Apenas acrescentando algo ao seu texto: acredito que muitas pessoas têm dificuldades em ser disciplinadas e organizadas, justamente por não terem uma meta, um planejamento de vida, não saberem o que querem de si e da vida. Isso atrapalha e muito, pois, como elas vão se dedicar a algo que elas nem sabem se é o que querem? Por isso a importancia desta reflexão pessoal e tomada de postura. ATITUDE! Consigo mesmo e diante da vida. Aí sim eles conseguirão se dedicar a algo concreto.

  • Ter disciplina é muito importante para tudo nessa vida.

    Mandou muito bem no post. Parabens.

    []’s,
    Fernando Gonçalves

  • Fabio Lopes

    WIKI : Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".

    E por falta de refencia não podemos reclamar ! Let’ go ! Yes I Do! Do now!!!!

    []
    Fabio Lopes

  • Falou e disse!

    Duas frases clássicas do Einstein que se encaixam nesse teu post:

    "The dictionary is the only place that success comes before work!"
    "Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results."

    Com certeza não foi à toa que ele descobriu o que descobriu…hehehe.
    Acho que vale essas "dicas" dele.

    Abs

  • Muito bom, gostei!

  • Tarcísio

    Muito bom!
    Vc sente vontade de acordar as pessoas do sono que elas dormem!
    Obrigado. Ess post realmente da um "sacode".

  • Flávio Borges

    Cara, muito bom o post.

    Disciplina realmente é algo fundamental em tudo.

    Falou!

  • Eu costumo dizer que para ter sucesso, você precisa descobrir seu potencial (todo mundo tem um), fazer um plano de onde aplicá-lo… e suar!
    Muitas vezes ter disciplina está associado a "suor", e infelizmente (e com muita frequência no Brasil), muitas pessoas acreditam em sucesso sem suor. Isso só acontece se você tiver sorte ou fizer algo desonesto.
    Se você é azarado como eu (até porque não jogo) e pretende manter seus valores, um ótimo começo é seguir os conselhos do Giovanni, criar sua disciplina e… suar a camisa! 😉

  • Muito bom esse post.
    Disciplina é algo realmente necessário se quisermos ser alguem, algum dia…
    Acredito que atualmente a grande maioria das pessoas se acomodam com o pouco que tem e aqueles que realmente consegue ter essa disciplina, são pessoas que fazem diferença e que são referência naquilo que fazem.

    Renato Aranda

  • “Planos são apenas boas intenções, a não ser que eles se transformem imediatamente em trabalho duro”. Peter Drucker

  • Marco

    Fazem diferença pra mim essas palavras, obrigado.

  • Fabio Moggi

    Giovanni, concordo 100% a respeito de ser disciplinado. Acompanho seu trabalho há um tempo e vejo que nisto vc é um exemplo para nós.
    Veja meu caso: Começo a trabalhar as 9:00, mas como moro bem longe preciso acordar 6:00. Após trabalhar saio correndo para a faculdade, onde fico até as 23:00. Resumo do dia: levanto as 6AM e durmo as 12AM.
    Procuro ser o mais disciplinado possível com meus compromissos mas confesso que não é fácil manter-se atualizado com um ritmo de vida desses e acabo me frustrando as vezes por não poder reservar mais tempo aos estudos para evoluir na profissão. Acredito que esta seja a situação da grande maioria.