Nesta terça (30/Março) fizemos, o Felipe Rodrigues, da Fratech, e eu, um minicurso sobre Scrum para desenvolvedores. O curso foi em São Paulo na Globalcode, que está oferecendo em parceria com a Fratech uma academia de agilidade, incluindo cursos sobre lean, Scrum, XP, entre outros.

O curso foi ótimo, fomos bem avaliados, e depois o Felipe, a Flavia Oliveira e eu fomos jantar e discutir sobre o futuro da humanidade em geral, e da agilidade em específico, além de, é claro discutir que o Windows é melhor que o Linux (eu falando), ou o contrário (Felipe falando). O legal de discutir com o Felipe é que ele e eu discordamos em um monte de assuntos, mas tudo é feito com muita camaradagem e respeito, e as conversas são ótimas. Quem participou do minicurso percebeu que brincamos bastante com essas coisas de forma divertida.

Iniciamos o curso falando do Scrum, explicando um pouco da Scrum.org, falando um pouco da agilidae em geral e explicando os objetivos da academia de agilidade e do programa Professional Scrum Developer. Depois produzimos, com feedback dos participantes (presenciais e online), uma árvore da realidade atual (Current reality tree). Está é uma técnica analítica da Teoria das restrições, e foi utilizada para chegar às causas raíz dos problemas atuais dos processos de desenvolvimento de software tradicionais, em que a maioria dos desenvolvedores, infelizmente, ainda está inserido. Depois demos uma visão geral sobre o Scrum. O tempo todo citamos práticas ágeis que devem complementar o Scrum a fim de evitar um Scrum flácido, afinal, este era um curso para desenvolvedores.

Abaixo estão os slides da apresentação.

Abaixo o resultado da árvore da realidade atual dos processos de desenvolvimento tradicionais, quando aplicados a uma realidade imprevisível, como é a imensa maioria dos cenários de desenvolvimento de software (clique para ampliar):

Arvore da realidade atual

Infelizmente o tempo não permitiu trabalhar os outros problemas, mas os que puderam ser trabalhados ofereceram bastante reflexão.

Os links:

Espero que quem esteve lá tenha gostado, aos que não estiveram, provavelmente haverá outras palestras, e sempre há os cursos já mencionados. Até lá.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.