Scrum.org-small2-croppedA Scrum.org acabou de disponibilizar o novo Scrum Guide (pegue ele aqui, no mesmo endereço de antes). O Scrum ficou mais framework (e menos metodologia) do que nunca. A atualização foi feita pelos criadores do Scrum, o Ken Schwaber e o Jeff Sutherland.

Alguns pontos de mudança que considero mais importantes:

  • Praticamente todo o trabalho de release planning saiu do Scrum.
  • Também foram retirados os burndowns, que não são mais artefatos do Scrum.
  • O Sprint Backlog agora não é mais feito de tarefas, mas dos itens do Product Backlog selecionados. A decomposição em tarefas agora é algo que cada um faz se quiser.

O treinamento oficial avançado de Scrum, o Professional Scrum Master, já foi atualizado, pelo próprio Ken Schwaber. A Lambda3 ministrará a primeira turma na América Latina do treinamento no novo formato em 8 e 9 de Agosto, em São Paulo.

Para alguns que diziam que o Scrum era sim uma metodologia, está aqui um claro passo na indicação de que é mesmo um framework. O Scrum Guide acabou ficando menor, com somente 17 páginas. Um documento com recomendações e boas práticas será lançado, indicando algumas práticas que não são do Scrum mas caem bem com ele. Para entender o que mudou, veja a explicação da própria Scrum.org aqui.

Nós, da Lambda3, vemos a mudança como muito positiva, e um amadurecimento do Scrum. O framework está mais adaptável do que nunca. Acompanhamos o processo de perto, por estarmos sempre muito próximos deles, e sermos a empresa que mais treinou alunos nos cursos oficiais de PSM, PSF e PSD na América Latina.

É sempre bom lembrar: se está no Scrum Guide é Scrum, se não está não é. Isso esclarece qualquer tipo de dúvida que pode haver a esse respeito. A atualização foi feita pelos criadores do Scrum, e qualquer questionamento a respeito dela seria ingênuo, dada a autoridade que os criadores possuem sobre o framework. Ainda assim, qualquer um pode mudar o Scrum, e dar um novo nome ao framework ou metodologia que criou, somente não deve usar o nome Scrum para não criar confusão, chamando pelo mesmo nome coisas diferentes.

Feedbacks? O que acharam das mudanças?

Update: saiu a notícia no site da Scrum.org.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.