Nonviolent Communication: A Language of Life

Acabo de ler o livro do Marshall B. Rosenberg (aqui o original em inglês, aqui em português). O livro é simplesmente incrível. Na capa lê-se a recomendação: “Este é um dos livros mais úteis que você lerá”. É verdade.

O livro propõe rever totalmente a maneira com que enxergamos o mundo, e como agimos diante dos outros. Também nos ensina a tomar responsabilidade sobre nossas ações e sentimentos. Por fim, ensina a realizar um processo de comunicação mais eficiente e que trabalha sem manipulação, ajudando a buscar um objetivo comum.

Ao longo do livro comecei a aplicar o processo, e posso dizer que de fato ele funciona. A maneira com que me comunico na Lambda3 está bem mais positiva e tenho conseguido me fazer entender melhor. Na minha vida pessoal tenho tido o mesmo resultado. Ao mesmo tempo tenho avaliado melhor como enxergo o mundo, e isso tem me ajudado a ficar mais em paz.

Quando comecei a ler eu fiz uma mini palestra sobre o processo. São só cinco minutos pra apresentá-lo bem superficialmente, pode ajudar a matar a curiosidade de quem quiser saber mais:

Comunicação não violenta em 5 minutos

No site da Amazon você ver mais sobre o livro. No final do livro tem uma cheat sheet que ajuda a lembrar do processo. Ainda que o NVC (ou CNV em português) não seja só isso, é uma boa pra lembrar, e reproduzo-a aqui (clique para ampliar):

Cheat sheet, non violent communication

Considero o NVC como uma ferramenta poderosíssima para qualquer pessoa que atue numa posição de liderança, como Scrum Masters, gerentes de projeto, gerentes ou supervisores em geral. Mas não só para eles. É útil para qualquer pessoa, em qualquer posição, em qualquer situação.

Não preciso nem dizer que vou fazer uma palestra sobre isso. Já comecei a prepará-la e devo apresentá-la na primeira oportunidade. Quem quiser ficar sabendo quando ela for acontecer deixe um comentário aqui no blog que depois eu coloco um update.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.