Exemplo da tela do VhdResizerSou realmente um entusiasta das tecnologias de virtualização. uso máquinas virtuais o tempo todo, para as mais diversas finalidades:

  • Ambiente de desenvolvimento/testes;
  • Avaliação de novas aplicações;
  • Demonstrações de produto…

Como ex-usuário de Virtual PC (e atualmente de Hyper-V e VirtualBox), todos os meus discos virtuais estão no formato VHD. O VirtualBox (atualmente minha solução preferida de virtualização para substituir o Virtual PC) suporta o formato VHD, logo pude reaproveitar todas as minhas máquinas virtuais.

Ao longo do tempo em que usei máquinas virtuais, mais de uma vez me deparei com a necessidade de editar/modificar meus discos virtuais. As soluções nunca eram muito triviais – tipicamente passavam por algum tipo de processo de imaging (também conhecido como ghosting, termo derivado de um dos produtos mais usados para imaging de computadores, o Norton Ghost).

Mas um dia conheci o VhdResizer – e meus problemas acabaramTM! Smile

O VhdResizer é uma ferramenta gratuita, desenvolvida em .NET, capaz de converter e/ou redimensionar discos virtuais no formato VHD.

Com ela você pode converter discos fixos para dinâmicos e vice-versa, podendo até mesmo redimensioná-los no processo.

Um abraço,
  Igor

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.