A nova versão do Visual Studio, que está agora em Beta, não traz a opção de instalar o SQL Server Express, como acontecia com o VS 2010. Isso não é um problema. A partir desta versão, temos a nossa disposição via SQL Server 2012 (codename Denali) o LocalDB. Esse vem instalado com o Visual Studio Dev11.

Qual a diferença? O LocalDB não fica rodando toda hora na sua máquina. Ele é um SQL Server “sob demanda”, só sobe quando você precisa, e se ficar muito tempo sem usar, ele fecha. Pra usar é fácil, basta trocar a string de conexão para usar “(localdb)\v11.0” onde antes ficava o “.\SQLExpress”, na string de conexão. Você pode inclusive se conectar nele via SQL Server Management Studio ou via as ferramentas do Visual Studio. Em tempo: o SQL Server Management Studio também não vem mais instalado.

Vejam aqui a conexã aberta no novo Management Studio (que é baseado em VS 2010):

SQL Server 2012 Management Studio acessando LocalDB

Para entender um pouco mais, vejam este post onde o time do SQL Server anuncia o LocalDB.

Nos meus testes até aqui o LocalDB funcionou perfeitamente, exatamente como um SQL Server normal funcionaria.

Você ainda pode instalar o SQL Server Express se quiser. A versão 2012 já é final (RTM) e pode ser baixada aqui.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.