Como configurar a Host Key do VirtualBox para usar “Right ALT”

Mais um post sobre VirtualBox. Inevitável, já que uso VMs no dia-a-dia, seja para programar (ou “codar”, como gosta de falar o Giovanni Bassi) ou para demonstrações para clientes…

Agora é sobre a configuração da Host Key. Gosto de usar a tecla “Right Alt” (também conhecida como “Alt Gr”) já que, além de estar à mão ela também não serve para nada Smile. Essa configuração, aliás, é a padrão do VirtualPC (que usei por muito tempo) e talvez por isso tenha sobrado alguma memória muscular.

Teoricamente isso seria algo muito simples de resolver: Na tela inicial no VirtualBox bastaria ir em File | Preferences | Input, clicar na caixa de texto Host Key e então pressionar a tecla Alt da direita. Mas este é o resultado:

Caixa de diálogo de Preferências do VirtualBox detecta Ctrl+RightAlt ao invés de RightAlt

Se não dá para configurar do jeito fácil, vamos ao jeito difícil!

Works on my machine AVISO: Execute o comando abaixo por sua conta e risco! Não me responsabilizo por quaisquer problemas que isso possa causar no seu computador, nas suas máquinas virtuais ou até mesmo no seu forno de microondas, na sua tevê ou na sua samambaia! Open-mouthed smile

Abra um prompt elevado, vá ao diretório de instalação do VirtualBox (que por padrão é %PROGRAMFILES%\Oracle\VirtualBox) e execute o comando:

VBoxManage setextradata global GUI/Input/HostKeyCombination 65514

Onde 65514 é o código Python para RightAlt, de acordo com http://packages.python.org/pyglet/api/pyglet.window.key-module.html.

Para saber mais, veja https://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=1&t=46523.

 

Um abraço,
    Igor

  • Carlos

    Que merda ! não entendi porra nenhuma .

    • nerd grosso

      Então parabéns, você é um idiota! ;-)
      O post é simples e útil. Se tu não consegue entender isso, tá fazendo o que lendo um post sobre virtualização de hardware?

      Internet é foda…