Dia primeiro de Abril, dia da mentira, ou April’s fool em inglês (dia do tolo), o XKCD publicou uma excelente tirinha. Vá lá ver, eu espero: http://bit.ly/xkcdumwelt

Se você não conhecia o XKCD, faça duas coisas: primeiro, volte no post e pare o mouse sobre a imagem e leia o texto alternativo. Oi leia aqui, ele diz isso:

“Umwelt is the idea that because their senses pick up on different things, different animals in the same ecosystem actually live in very different worlds. Everything about you shapes the world you inhabit–from your ideology to your glasses prescription to your web browser”

Ou em português:

“Umwelt é a idéia de que porque seus sentidos notam coisas diferentes, animais diferentes no mesmo ecossistema na verdade vivem em mundos muito diferentes. Todas suas características moldam o mundo em que você habita – da sua ideologia, passando por sua receita de óculos ao seu navegador”

Toda tirinha do XKCD só termina quando você lê o alt text.

Segundo: volte ao XKCD e assine o RSS ou anote nos seus favoritos. É a melhor tira geek da atualidade, muito a frente do segundo lugar.

Mas não era isso que eu queria falar. O que eu queria falar é sobre umwelt, ou a ideia de que suas características e opções decorrentes de quem você é mudam o mundo em que você vive. Voltávamos, agora a pouco, Victor Hugo Germano e eu da nossa sessão de escalada. Vínhamos de bicicleta e era a primeira vez que fazíamos isso. Tínhamos já ido da Lambda3, que fica na Frei Caneca com a Paulista, até a academia 90 Graus, que fica atrás do Aeroporto de Congonhas e agora voltávamos. Foram 12 kms e vocês podem ver o trecho no Runkeeper. O Victor, que já morou em Floripa, Irlanda e outros lugares, comentou comigo que se sente muito feliz de poder escalar e pedalar, e que isso torna a vida dele completamente diferente do que seria se ele não estivesse fazendo isso. Eu acrescentei que minha vida estava também muito diferente nos últimos anos, com esse lance todo de deixar de ser sedentário, agora escalando, pedalando, e com a Lambda3 e tudo o que tem acontecido.

Foi então que me lembrei da tirinha do XKCD. Essa tira é especial. Ela é diferente em diversos lugares do mundo, em cada canto aparece uma tira diferente. Se você abrir ela com outros navegadores vai ver tiras diferentes. Se abrir com tamanhos de janela diferentes, pode ser que a tira altere. Se mora em outro continente, é outra tira completamente diferente, algumas muito específicas para o país em que a pessoa está vendo a tira (vejam as diversas tirar catalogadas por diversos contribuidores aqui). Ao lembrar da tira, notei que minha vida seria de fato muito diferente se eu não tivesse arriscado e seguido como consultor independente, porque não teria tido tempo pra me dedicar e me tornar um profissional melhor, e me envolver mais com a comunidade. O que depois levaria à abertura da Lambda3. E à vida que tenho hoje. Uma coisa puxa a outra. É interessante como pequenas mudanças na direção correta podem fazer toda a diferença, e é igualmente interessante como é difícil ter certeza se a direção é correta. E por isso temos que nos adaptar e corrigir quando erramos.

Da mesma forma como diz o texto, duas pessoas que trabalhem uma do lado da outra, ou no mesmo prédio mas em andares diferentes, ou vizinhas uma da outra, podem viver vidas completamente diferentes, quase opostas.

Isso joga sobre nós um senso de responsabilidade sobre nossa felicidade, nosso status atual e nosso status futuro. Sou eu que me coloco no mundo em que vivo, eu sou o principal responsável sobre como o vejo e para onde ele vai. E posso mudar tudo para ir para outro lado se não estou satisfeito. Eu, especificamente, posso dizer isso, porque eu já fiz isso. E trabalho ensinando empresas e pessoas a fazerem isso, e já vi isso acontecer diversas vezes. Estou inclusive envolvido em projetos de mudança atualmente.

Talvez isso explique porque vejo tanto criticismo e descrença. Vejo muita gente falando que democracia organizacional nunca funcionaria, que agilidade é uma utopia, que orientação a objetos é coisa acadêmica. Eu acredito que no mundo em que essas pessoas vivem isso é tudo verdade. Só que no meu não é. No meu mundo, democracia organizacional e agilidade me tornam melhor que meu concorrente que não segue nos mesmos princípios. No meu mundo, OO é realidade e ajuda a modelar sistemas complexos de verdade.

Fico feliz de muitas vezes ajudar a ampliar a visão de mundo de quem posso. Esse blog, os podcasts, eventos, e toda minha ação na comunidade, são formas de fazer isso. Espero que estejam ajudando.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.