TL; DR: Se você quiser criar rapidamente VHDs com Windows 7 / Windows 2008 R2 ou mais novos, use WIM2VHD ou Convert-WindowsImage.ps1

Há muito tempo atrás (tanto tempo que meu post nem existe mais) falei sobre uma ferramenta chamada WIM2VHD.

Essa ferramenta, criada por um funcionário da Microsoft, permite a criação rápida de máquinas virtuais Windows através da conversão do conteúdo do DVD de instalação diretamente para um arquivo VHD, economizando o tempo de instalação do Windows.

Ou seja, ao invés de criar um VHD em branco, associar a imagem ISO do Windows, dar boot na máquina virtual e esperar pelo menos meia-hora para instalar o SO, basta uma ferramenta de linha de comando e uns dois minutinhos de cópia de arquivo e voilà! Um VHD prontinho para uso, já com o Windows instalado!

Hoje, quando fui usar o WIM2VHD de novo, descobri que ele não funcionava a partir do meu Windows 8. Pesquisei alternativas na internet e descobri que há uma nova versão da ferramenta, chamada Convert-WindowsImage.ps1. O autor da ferramenta original reescreveu seu conversor em PowerShell (antes usava o VBScript) e tornou-a específica para o Windows 8.

Agora, uma mini-FAQ:

  1. Que máquinas virtuais posso criar?
    R: Você pode criar VHDs contendo Windows 7, Windows Server 2008 R2 ou mais novos (Windows 8, Windows Server 2012).
  2. Quais os requisitos de software para criar VHDs?
    R1: Para o WIM2VHD: Windows 7 / 2008 R2 ou superior e o Windows Automated Installation Kit (Windows AIK).
    R2: Para o Convert-WindowsImage.ps1: Windows 8 / 2012.
  3. Onde posso obter as ferramentas?
    R1: http://archive.msdn.microsoft.com/wim2vhd
    R2: http://gallery.technet.microsoft.com/scriptcenter/Convert-WindowsImageps1-0fe23a8f

Veja um exemplo do Convert-WindowsImage.ps1 em ação:

Imagem do Convert-WindowsImage.ps1 criando um VHD

Um abraço,
Igor

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.