Dev-Open-Badge_Website_LargeA Scrum.org acaba de liberar o teste aberto de Scrum Developer, o Developer Open Assessment. É uma prova que você pode fazer gratuitamente para avaliar o seu nível de conhecimento com desenvolvimento de software usando Scrum. Diferentemente da Scrum Open Assessment, que também é grátis mas é focada apenas em Scrum, o Developer Open Assessment foca em práticas e ferramentas de desenvolvimento de software.

São 30 questões que permitem que você avalie como está seu conhecimento com práticas modernas de desenvolvimento de software. Além disso, é um ótima preparação para o exame de Scrum Developer.

Você tem meia hora pra terminar as 30 questões. É considerado aprovado quem entrega 85% das questões corretamente, ou seja, acerta ao menos 26 questões. Aprova é inglês, e não há previsão de que seja traduzida para o português.

Eu acho uma excelente iniciativa, porque permite que você veja como está seu conhecimento, e se perceber que precisa melhorar em alguma área, buscar isso por conta própria. Seja por um estudo independente, um treinamento, a leitura de um livro, o que for.

Experimente e depois volte aqui nos comentários pra contar o que achou.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.