Node.js

No dia 16/03/2013 ministrei uma palestra de Node.js no Azure Summit Brasil 2013. Apesar de ser um evento sobre Azure, foi praticamente uma pelestra sobre Node.js. Mostrei ele funcionando com o Express.js, um framework MVR para Node, servindo páginas dinâmicas web, além de um serviço com websockets e long pooling baseado em Socket.io. Nem abri o Visual Studio, todo o desenvolvimento foi feito no Sublime (se estivesse no Linux seria o VIM, mas era uma demo com Windows). Depois subi tudo pro Azure com git, usando as ferramentas de linha de comando do Azure, baseadas em Node também (ou seja, cross platform, funcionam bem também no Linux e Mac). E então consumi os serviços de uma aplicação Windows 8 feita na hora com Html, Javascript e CoffeeScript.

O feedback foi ótimo (aqui tem um feedback legal sobre o evento como um todo e cita minha palestra lá no final), os desenvolvedores adoraram o Node.js, que é bem simples e muito poderoso.

O código final está no meu github:

https://github.com/giggio/Exemplo-NodeJS-com-Azure

Vou fazer um vídeo com a demo e subir pro Youtube no nosso canal, o Lambda3TV. Já tem outros vídeos lá mostrando coisas parecidas. A demo é muito divertida e acho que muita gente vai gostar.

Pra saber mais sobre Node.js no Azure, tem uma área destina a ele no site:

http://www.windowsazure.com/en-us/develop/nodejs/

Os slides estão abaixo.

Até o próximo!

* Update:
O vídeo da palestra foi postado no Youtube:

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.