Recentemente o Giovanni Bassi passou por uma situação que merecia ser registrada (para não nos esquecermos no futuro Smile).

Ele está usando o Visual Studio Ultimate, em conjunto com o recurso de Teste de Carga na Nuvem do Visual Studio Online para testar um projeto de um dos clientes da Lambda3.

Os primeiros testes dele – com 100 usuários virtuais – funcionaram sem maiores problema. O “enrosco” começou ao tentar subir o número de usuários virtuais para 500. Foi quando ele se deparou com a seguinte mensagem de erro:

Janela do Visual Studio com mensagem de erro na execução do teste de carga

O erro “An activated full version of Visual Studio Ultimate is required to run the load test with virtual user count greater than 250” é auto-explicativo. Para rodar testes com mais de 250 usuários é preciso uma versão do VS Ultimate (que já temos) e que esteja devidamente ativada (também era o nosso caso – ou pelo menos era o que achávamos).

O Problema

imageO Visual Studio 2013 mudou o modelo de ativação das licenças de Visual Studio. Quando você abre o Visual Studio pela primeira vez, é recebido por uma caixa de diálogo de logon para carregar seu Perfil de Usuário do Visual Studio (novidade no 2013). Essa caixa de diálogo tem um papel complementar: para assinantes MSDN, ela serve também para ativar a licença do seu Visual Studio. Essa foi uma mudança mais que bem-vinda, pois agora não é preciso mais nem saber o product key do Visual Studio. Ele mesmo localiza a licença na sua conta MSDN e se “auto-ativa.” Sweet!

Mas é claro que nem tudo são flores – senão eu não estaria escrevendo este post Smile.

Essa “auto-ativação” tem uma limitação: ela não serve para o recurso de Load Test.

A solução

O Update 1 do Visual Studio 2013 traz a correção para este problema. Após a instalação do Update o Visual Studio não reclamará mais do licenciamento.

Caso ainda não tenha instalado (ou não possa instalar) o Update 1, você precisa usar o processo antigo:

  1. Acessar sua página de Chaves de Produto da Assinatura MSDN (http://msdn.microsoft.com/subscriptions/keys);
  2. Pegar sua chave do Visual Studio Ultimate 2013; e
  3. Ative seu VS com uma chave de produto (Help | Register Product | Change my Product License).

image

Para saber mais, veja este item no Connect.

Um abraço,
Igor

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.