Continuando minha série de posts sobre edição de Process Template no Team Foundation Server 2013, hoje vou lhes mostrar diferentes formas de atualizar Work Items em um Team Project existente.

Após a edição do Work Item, a maneira mais usual e fácil de fazer esse upload é utilizar o próprio Visual Studio através do menu Tools >> Process Editor >> Work Item Types >> Import WIT

Upload de Work Item

Após a seleção do menu, você deve escolher a Collection, o Team Project e o respectivo arquivo XML que represente o Work Item alterado:

Escolha do Team Project Collection Escolha do Work Item

 Outa maneira bem interessante de executar o mesmo upload é utilizar a linha de comando witadmin através da opção importwitd. Com esse comando conseguimos o mesmo resultado do exemplo acima.

A sintaxe do comando é a seguinte:

witadmin importwitd /collection:CollectionURL [/p:Project] /f:FileName [/e:Encoding] [/v]

Falando em linha de comando, vai aqui uma dica importante: quem busca a certificação em Team Foundation Server 2013, estude as linhas de comando a exaustão, cai bastante. 🙂

Até aqui tudo tranquilo, afinal trocar um Work Item em um Team Project é trivial. Mas ai vem o desafio: Vinicius, na minha empresa eu customizei o Process Template. Só que tenho 150 Team Projects. Vou repetir esse procedimento (via Visual Studio ou linha de comando) um por vez?

Ai que vem o motivo de eu estar escrevendo esse post: fazer a alteração de Work items em lote. 🙂

A primeira alternativa é utilizar a linha de comando witadmin associada a linha de comando FOR do DOS. Através dessa linha de comando criaremos um arquivo texto auxiliar que conterá o nome de todos os Team Projects. Com isso faremos a substituição do respectivo Work item.

Para executar esse procedimento, execute os seguintes passos:

  1. Acesse o Data-Tier(SQL) do seu TFS e faça um SELECT na tabela tbl_projects da sua Collection (SELECT project_name FROM tbl_projects)
  2. Pegue o resultado desse SELECT, salvando-o em um arquivo texto (wis.txt).
  3. Monte e execute a linha de comando utilizando witadmin associado ao comando FOR:
FOR /F "tokens=1 " %i in (c:\wis.txt) DO witadmin importwitd /collection:[CollectionURL] /p:%i /f:[Work Item File Name.xml]

A segunda alternativa para alteração de Work Item para vários Team Project é utilizar o plug-in chamado TFS Administrators Toolkit for VS 2013. Através desse plug-in teremos a possibilidade da seleção de inúmeros Team Projects e upload do Work Item.

Para isso, no Team Explorer selecione o menu TFS Administrators Toolkit >> Update Work Items:

TFS Administrators Toolkit for VS 2013

Na lista da esquerda, você deverá escolher para qual Team Project você já executou o upload (Source for WorkItemTypes:) e o respectivo Work Item. Na lista da direita, quais Team Projects receberão o Work item Type alterado.

TFS Administrators Toolkit for VS 2013

Após clicar no botão Update, os respectivos Team Projects receberão o upload do Work Item selecionado.

Espero que tenham gostado.

Abraços e até o próximo post.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration