Em um dos clientes da Lambda3 que estou trabalhando, estamos fazendo a criação de Build Definitions em Java utilizando Maven. Essas builds executam, entre outras coisas, o deploy das aplicações nos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção.

Em um dos builds que estamos executando, meu cliente percebeu uma certa demora na sua execução. Ao executar a investigação dessa demora, detectamos que o respectivo servidor de homologação não estava respondendo e por esse motivo o deploy falhou.

Diante do problema, meu cliente levantou o seguinte questionamento:

 (…) Consigo estabelecer um tempo de execução da minha Build Definition? No meu processo atual de deploy para essa aplicação demoro no máximo 5 minutos. Conseguimos então limitar uma execução de build e deploy?

Mediante a esse questionamento, surgiu a oportunidade de escrever esse post. Então vamos à solução :)

Ajustando timeout na Build Definition

Selecione a Build Definition que você deseja ajustar o timeout e faça a sua edição (Edit Build Definition).

Ao abrir a tela de edição de Build, acessa a aba “Process” e acesse “Build process parameters”.

Edit Build Definition

Acessem a opção “Advanced” > “Agent Settings”

Advanced Settings

Ao acessarmos essa opção, teremos disponível a propriedade “Maximum Agent Execution Time” no formato hh:mm:ss. Nessa propriedade especificamos para o agente de build qual o tempo permitido à execução daquela Build Definition. Como padrão a propriedade vem preenchida com 00:00:00, ou seja, o agente de build irá executar a Build Definition sem tempo limite.

Portanto, para atender a necessidade do meu cliente, alteramos a propriedade “Maximum Agent Execution Time” para 00:05:00.

Maximum Agent Execution Time – 00:05:00

Espero que tenham gostado.

Abraços e até o próximo post.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration