Após a divulgação do post do Brian Harry sobre a liberação da primeira versão do TFS 2015 (leia aqui), resolvi criar um ambiente para executar essa instalação e compartilhar com vocês as minhas impressões. Então vamos a elas:

Instalação do TFS 2015

Para executar a instalação do TFS 2015 inicialmente criei um Virtual Machine no Azure para economizar o tempo de instalação do Windows Server 2012.

Com a máquina devidamente configurada, executei a instalação dos pré-requisitos (esqueça que você não vai encontrar nenhuma citação ao SharePoint 🙂 ):

  • Habilitação do IIS (Internet Information Services);
  • Instalação do SQL 2014 Standard (com Reporting Services e Analysis Services).

A instalação segue o mesmo padrão do TFS 2013 com uma pequena diferença no nome do instalador: o antes Single Server passou a se chamar Full Server como mostrado abaixo:

Full Server Wizard

Finalizada a instalação, hora de entender as novas configurações.

Configuração do Administration Console

O Administration Console não apresentou muitas novidades. A principal delas na minha opinião refere-se à configuração do Build Service que agora é realizada em dois lugares. Não entendeu? Calma que já vou explicar!

Build.VNEXT

Como já divulgado, a nova versão do TFS terá uma nova plataforma de compilação denominada BUILD.VNEXT. Por enquanto o que se conhece está demonstrado nesse link que estou disponibilizando (aguardem que muitas novidades virão por aí 😉 ).

BUILD.VNEXT

Legacy Build Configuration

Mas antes que você pergunte “E os builds atuais, o que farei com eles?”, não se preocupe! Toda a plataforma de build construída no TFS 2013 será suportada na nova versão através da funcionalidade denominada Legacy Build Configuration onde teremos suporte a controller e agentes como acontece hoje.

Legacy Build Configuration

Reporting Services

E a novidade de configuração que me saltou os olhos foi a resolução da equação de compatibilidade TFS/SQL Server/Reporting Services/Chrome. Enfim agora é possível visualizar relatórios no Chrome 🙂

Reporting Services no Chrome

Bem pessoal, por hora essas foram as primeiras impressões da primeira instalação do TFS 2015 (já é elogiável pois o CTP 1 não deu nenhum problema \o/).

Todos sabemos que esse assunto será intensamente discutido, blogado e com certeza voltaremos a falar mais dele.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration