Depois de falar sobre minhas motivações para desenvolver o plug-in Work Item Field History, irei mostrar para vocês as suas principais funcionalidades.

Como expliquei no post anterior e recebendo feedbacks de clientes e em treinamentos ministrados, toda vez que falamos de Work Items, algumas perguntas padrões me são feitas e vale a pena citá-las aqui:

  • Qual usuário no TFS mudou do estado ‘X’ para o estado ‘Y;
  • Quais usuários do TFS já foram ‘donos’ desse Work Item (campo Assigned To);
  • Quem fechou esse Work Item indevidamente;
  • Quem não atualizou o campo de horas (Completed Work, Remaining Work e Estimated Work);
  • Por que o Burndown não foi atualizado (quem não fechou o Work Item).

Para responder a todas a essas perguntas hoje só temos a difícil missão de investigar o campo de histórico e suas intermináveis revisões. E como todo sabemos, a cada revisão o TFS armazena os campos alterados, ou seja, você terá que abrir todas as revisões e fazer a investigação e por sorte achar o que você precisa.

Para ajudar a diminuir esse tempo de investigação, criei junto com o pessoal da Lambda o plug-in Work Item Field History.

Agradecimentos

Antes de explicar as funcionalidades, preciso fazer um agradecimento especial ao Fernando Oliveira, desenvolvedor aqui na Lambda3 e ao Igor Abade, sócio da Lambda e líder do time de ALM, que me ajudaram na concepção e desenvolvimento do produto.

Funcionalidades

Irei começar a descrever as funcionalidades do plug-in explicando o acesso a funcionalidade.

Por se tratar de um plug-in que fala de Work Items, nada melhor que expor a chamada de sua funcionalidade na view do Team Explorer.

Chamada do plug-in Work Item Field History

Com isso é apresentado o plug-in onde temos os seguintes critérios de pesquisa:

  • Digitação do ID do Work Item ou;
  • Busca do Work Item através de Queries.

Busca de Work Items

Ao clicar no botão “…”, a tela de busca de Work Items é exibida:

Busca Work Items

Digitado ou pesquisado o Work Item, basta clicar no botão “Show Revision(s)”. Caso o Work Item não exista ou você não tenha algum tipo de acesso ao mesmo, o plug-in irá apresentar a mensagem abaixo:

WorkItem inválido

Com um Work Item válido, o plug-in lista todos os campos com as suas respectivas revisões. Importante aqui salientar que o plug-in já abrange possíveis customizações de processo feitas pela sua empresa, sendo possíveis a exibição de campos customizados.

Listando campos do Work Item

A cada campo listado, é apresentado apenas as revisões nas quais esse campo foi alterado (Rev), quem executou a revisão (Revised By), quando a revisão foi feita (Revision Date), facilitando e muito a comparação dos valores atuais (New Value) e anteriores (Old Value).

Outra preocupação que tive foi listar o nome do campo e o respectivo Referenced Name, pois é sempre complicado achar o dicionário de dados dos campos e se você como eu gosta bastante de fazer relatórios no TFS_Warehouse e TFS_Analysis terá que aprender esses nomes. 🙂

Outra funcionalidade disponível é o filtro de um único campo através da combo “(All Fields)” possibilitando uma visualização do campo que lhe interessar.

Listando um único campo

Após o lançamento das primeiras versões, tive um feedback importante do amigo Clementino de Mendonça que solicitou a comparação de revisões de campos HTML (Description, Steps, etc.), o que me levou a fazer a renderização de campos e mostrá-los conforme visualizado na imagem acima.

Como última funcionalidade e para facilitar ainda mais a utilização do plug-in, inclui o atalho “Go to Work item” para que seja possível a visualização completa do Work Item utilizando a funcionalidade já existente no Visual Studio.

GoToWorkItem

Nova versão

Aproveitando o post, acabei de atualizar a versão do Work Item Field History. Façam o download e me mandem feedback.

Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Abraços,

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration