Na última semana estive em Portland, nos Estados Unidos, para participar de minha primeira reunião presencial como convidado à reunião de Diretores da Agile Alliance, Organização Internacional sem fins lucrativos que visa ampliar a adoção de métodos Ágeis no mundo. Por causa do pouco conhecimento sobre essa instituição no Brasil (inclusive, existe a versão Brasileira da Agile Alliance), resolvi escrever como foi a minha experiência, e como acredito que eu possa contribuir para esta comunidade.

Se você não conhece, a Agile Alliance é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é:

“Nós suportamos aqueles que exploram e aplicam os princípios e práticas Ágeis, tornando a indústria de software mais produtiva, humana e sustentável.”

O primeiro Board criado teve como membros os principais signatários do Manifesto Ágil, e desde então os membros do board tem sido escolhidos pela comunidade para manter vivo o trabalho de fomento de métodos ágeis no mundo. A história desse grupo remete aos primeiros agilistas, o que por si só já é sensacional! 😀

Minha particição no Board começará oficialmente em 2016, e esta primeira reunião estive presente para ter a oportunidade de conhecer os membros que estão encerrando o termo em 2015 (Samuel Crescêncio e Pat Reed), e ter uma experiência de onboarding mais tranquila.

O Board em 2016 será composto pelos seguintes profissionais:

(US) Rebecca Patson (chair) – CTO Thoughtworks
(US) Linda Cook – Chief Learning Officer na Project Cooks
(US) Stephanine Davis – Senior Director of Enterprise Agility & Digital Product Leadership at Cox Target Media
(BOL) Juan Banda – Agile Coach na Percella
(CAN) Declan Whelan – CTO Cofounder Printchomp
(SWE) Ola Ellnestam – CEO at Agical
(NZL) Shane Hastie – Chief Knowledge Engineer and Agile Practice Lead @ Software Education
(ENG) Paul Hammond – Engineer Manager for Skype, uma empresa Microsoft
(BRA) Victor Hugo Germano – Eu! Lambda3! Vamooo!!

Estes são profissionais atuantes em suas comunidades, com muita experiência prática! Foi sensacional poder trocar idéias num nível técnico altíssimo.

Como uma das práticas do Face-to-Face, alinhamos a cidade sede com um evento da comunidade Local de métodos Ágeis, para ter a oportunidade do grupo interagir previamente aos trabalhos do Board. É uma ótima oportunidade de conhecer a realidade local destes grupos.

IMG_20150924_085516914
Participamos então do evento: Portland 1-Day Agile Open Space, como iniciativa do Agile Open Northwest, um open space super divertido, com várias presenças ilustres!

Em especial, destaco duas sessões que participei a respeito do Modelo de Agile Fluency, e suas relações com Débito Técnico. Logo mais sai um post a respeito.

O evento foi super produtivo, foram várias conversas sobre código, cultura, estimativas e análise de negócio! Muito Show!

A reunião do Board

Nos demais 3 dias de minha estadia em Portland rolou a reunião propriamente dita do board. A Idéia da reunião foi fazer o onboarding dos novos membros (Eu e Paul), discutir a respeito dos Programas da Agile Alliance, apresentação de iniciativas, conversar sobre respeito do futuro da Conferência Principal além das demais conferências planejadas pela Agile Alliance.

Acompanhando o trabalho, servindo como Facilitador, Steven Wright, especialista em Graphic Facilitation, esteve conosco todo o evento. Foi sensacional ver um modelo de facilitação menos “intrusivo”. Steven basicamente permanece em silêncio a maior parte do tempo, se atentando ao que falamos e escrevendo no quadro os temas, apenas garantindo que estamos no foco durante as discussões, e que elas sejam produtivas. Esqueça “atividades”, ice-breakers, práticas ou coisas do tipo. Muito bom! Foi a primeira vez que realmente vi o termo de facilitação “Holding the space” sendo usado ao pé da letra.

festival_sum

Para mim foi importante participar em discussões sobre iniciativas de internacionalização da Agile Alliance, sejam através de participação de eventos ao redor do mundo, Programas de incentivo a comunidades locais ou ainda parcerias com diversas instituições. Existe muito que pode ser feito para ampliar o conhecimento do mercado sobre métodos ágeis e sua aplicabilidade no mercado de software.

Gostei muito da forma como todas as discussões no grupo são construtivas e direcionadas a um resultado. Este é um grupo maduro e atuando num ritmo super produtivo. O fato deste ser um grupo relacionado à área de TI e tão diverso é um ponto forte pra mim!

Para ter uma visão mais profunda a respeito do que foi discutido, as reuniões são registradas e divulgadas no site da Agile Alliance:  Minuta da reunião.

Foi uma ótima oportunidade de participar de uma reunião de Board antes do início do meu termo, em 2016. Isso significa que eu não pude votar nas decisões, apenas discutir e dar pitaco (nem gosto!). Esse onboarding me ajudou a entender melhor as relações de trabalho e estar mais preparado para a reunião oficial, em fevereiro.

No próximo ano estarei atuando em conjunto com o Declan no processo de Program Shepard, acolhendo as novas propostas de programa para a Alliance, ajudando a comunidade na construção de propostas à instituição. Será sensacional poder atuar junto com a comunidade mundial de desenvolvimento de software!

Programas

Programas são a forma encontrada pela Agile Alliance para contribuir ainda mais com a comunidade de software. Alguns examples de programas já criados são ligados a tópicos como Conferências Ágeis locais, Projetos de Pesquisa Academica, parcerias com outras entidades (Extensão Ágil do BABOK, por exemplo).

Qualquer membro da Agile Alliance pode submeter suas propostas para programas, desde que seus valores, objetivos e propósitos estejam alinhados aos da Agile Alliance:

  • Prover um fórum não enviesado onde a comunidade pode trabalhar livremente para discutir, promover e melhorar práticas ágeis de desenvolvimento de Software
  • Encorajar a pesquisa científica em usos potenciais de processos ágeis
  • Compartilhar informação sobre processos ágeis
  • Promover a oportunidade de aprendizado em processos ágeis
  • Promover um meio de comunicação com grupos de usuários e comunidades locais
  • Comunicar os resultados do uso de métodos ágeis para canais de notícias e revistas especializadas

Entre os programas de destaque, que tal dar uma olhada em:

E foi isso. 🙂

O bom dessas interações é normalmente minha lista de leituras acaba ganhando um belo upgrade, com novos títulos sendo adicionados… o problema tem sido conseguir ler tudo antes do próximo evento! 🙂

Victor Hugo Germano

CEO da Lambda3