Vim

Uso Vim desde que a Lambda3 começou. Havia tido algumas experiências com ele antes, mas achava muito complexo. Quando a Lambda3 foi fundada, o Felipe Rodrigues queria me puxar para o lado do Emacs, enquanto o Victor Hugo Germano sugeria Vim. Resolvi começar com o Vim, e nunca mais parei. Hoje ele está em tudo o que faço, não uso um editor de texto ou IDE sem antes ligar um “Vim Mode”, ou seja, uma “emulação” do Vim.

O Vim não é só um editor, ele traz uma forma de editar textos completamente diferente, baseada em modos de edição. É esse modo que me pegou, esse jeito de editar textos, que é muito mais produtivo do que a forma sem modos.

Resolvi mostrar um pouco de como eu uso o Vim em um vídeo. É o primeiro vídeo que publico no Channel9, e que está publicado também no canal da Lambda3 no Youtube. Vocês podem ver tanto em um quanto no outro.

Aqui no Channel9, no meu canal:

Aqui no Youtube, no canal da Lambda3:

O vídeo aborda o porque de o Vim ser tão utilizado ainda hoje, quase 40 anos depois do lançamento do primeiro Vi. Vemos o Vim funcionando na linha de console, o Gvim, e finalmente o Visual Studio 2015 funcionando com o VsVim.

Se você quer entender porque tanta gente curte Vim e quer dar os primeiros passos com esse editor de texto, ou ainda ver como ele funciona no Visual Studio, esse vídeo é pra você.

Assuntos tratados no vídeo.

Começando com Vim:
Onde baixar, site, chocolatey
Problemas da navegação normal.
Explicando modos

Fechando o vim

Modo normal:
Navegação com vim, hjkl.
Navegação por palavras, w, e
Indo pro vim, com $, pro começo com 0 ou ^ ou _
Indo pro começo, fim: gg, G
Indo pra linha: 5G
Indo pra cima, meio, baixo (High, Middle, Low): H, M, L
Indo pro primeiro caracter k: fk
Repetindo: ;
Procurando outras ocorrências da palavra: *, depois n
Meia página pra baixo ou cima: CTRL-D, CTRL-U
Batendo parêntesis, chave ou colchete: %
Combinando: 3w, 3ft
Editando com modo normal: r, d, y, p, P, ~
Combinando: 3yy, 2dd, 3w, 3p
Repetindo: .
Undo: u
Redo: CTRL-R
Modo visual e bloco:
Editando com modo visual: u, U, ~
Combinando: 3yy, 2dd, 3w
Comandos:
:w, :x, :wq, :q, :q!
Insert Mode:
Entrando em insert mode: i, a, A, c, o, O

Links:

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.