Olá pessoal, continuando os posts sobre dicas de SharePoint, trago hoje um conteúdo bastante poderoso, porém pouco utilizado, o Document Set.

O que é Document Set?

Nada mais é que um conjunto de documentos agrupados em um tipo “especial” de pasta, mas, com metadados associados a essa pasta.

E qual o objetivo?

Imagine uma empresa de construção civil, onde todos os seus documentos estão organizados em uma biblioteca do SharePoint, provavelmente a imagem abaixo seria a cara da sua biblioteca, correto?

img1

E dentro das pastas, os respectivos documentos:img2

Como enriquecer essa experiência?

Simples, document sets. A seguir mostro um exemplo.

img3

img4

Vamos ao passo a passo.

1 – Ative a feature Document Sets, ela se encontra em recursos dos conjuntos de sites.

img5

2 – Crie um novo tipo de conteúdo

img6

3 – Crie colunas para esse tipo de conteúdo, caso seja necessário. No meu exemplo, eu criei as seguintes colunas:

img7

4 – Adicione o tipo de conteúdo criado, à sua biblioteca de documentos:

img8

5 – Agora vamos personalizar nosso tipo de conteúdo. Volte nas configurações do site > Tipos de conteúdo de site > novo tipo de conteúdo criado > clique em configurações do tipo de conteúdo.

img9

Nessa Página de configuração temos várias opções

1 – Tipos de conteúdo permitidos – São os tipos de conteúdo permitidos dentro do seu document set. Equivale aos tipos de conteúdo que são adicionados na sua biblioteca.

img10

2 – Conteúdo Padrão – Imagine que você tenha a necessidade de toda vez que criar um novo document set, por padrão ele já crie alguns documentos, pois bem, esse cara ajuda:

img11

3 – Colunas Compartilhadas: São colunas que são compartilhadas entre o pai (biblioteca de documentos) e o filho(document set)

img12

4 – Colunas da página de boas-vindas: São colunas que são exibidas na página de boas-vindas, conforme mostrei no início do post

img13

5 – Página de boas-vindas: Essa é a parte que particularmente eu mais gosto, e que merece um post só para ela. Você pode configurar uma página de exibição do seu conjunto de documentos.

img14

img15

É isso pessoal, espero ter ajudado.

André Machado