Aloha! Sou Arthur Fücher e iniciei como Scrum Master aqui na Lambda3 esse ano \o/ Vou utilizar o blog para compartilhar minhas experiências e aprendizados nessa jornada.

Estou atuando em um time que possui uma pessoa remota, utilizamos no dia-a-dia diversas ferramentas que facilitam a comunicação e diminuem essa distância física, como por exemplo, Slack e Skype.

Eis que chegou o momento onde teria que fazer a Retrospectiva com o time, normalmente a retrospectiva era feita com a pessoa remota via Skype e no ambiente onde o resto do time estava era utilizado um board com post-its.

Com o intuito de tentar aproximar a experiência de todas as pessoas do time, resolvi utilizar um board on-line para isso! Recebi uma ótima indicação da Ceci, para utilizar o Suricato Ágil:

Logo do Suricato Ágil

E ainda para minha surpresa descobri que conheço o Lucas, que criou o projeto junto com o Marcio. (Parabéns pelo projeto!! )

Foi a primeira vez que utilizei a ferramenta, pretendo mostrar o básico da utilização e contar um pouco da experiência e percepções. Antes de continuar uma característica muito importante do Suricato: OpenSource, ou seja, é possível contribuir para que a ferramenta evolua!

Utilização básica

Bom, vamos lá! Para começar a utilizar o Suricato basta fazer um cadastro simples, e você já tem acesso ao dashboard:

Dashboard do Suricato

No botão + é possível tanto um Board para retrospectiva ou um Time, e dentro do time é possível adicionar outros usuários do Suricato.

Com um time criado, é possível adicionar boards específicos para aquele time e com isso todos irão conseguir acessar.

Na criação de um board são apresentados algumas atividades pré-definidas pelo sistema, como por exemplo:

Starfish:

Atividade Starfish

Open the Box:

Atividade Open the Box

Depois de criar, o board estará disponível para todos do time!

Ao acessar será apresentada a atividade na tela, e na lateral diversas opções de cores de post-its para serem usadas:

Board da retrospectiva

Para utilizar um post-it, basta arrastar um da cor desejada para o painel, ao soltar será aberta a edição de texto para colocar o que deseja.

O post-it apenas aparece para os outros usuários quando você dá Enter pela primeira vez depois de digitar o texto do post-it, ou seja, é possível adicionar vários e somente depois torná-los públicos!

Experiências e percepções

Bom, agora que já expliquei um pouco de como usar, vamos falar da experiência e percepções que tivemos:

  • A dinâmica que ia fazer não tinha disponível no Suricato

Bom, essa foi fácil de resolver. Peguei uma atividade parecida, e utilizando o post-it branco coloquei por cima das coisas, substitui palavras, e pronto! Atividade customizada 🙂

  • Atualização real-time!

O board é atualizado automaticamente, com isso todos conseguem ter uma experiência bem parecida com a de um board físico.

  • Os post-its são anônimos! Não aparece quem escreveu, o que em vários momentos é bem legal! Mas e se eu quiser saber quem foi?

Essa também foi fácil, cada um escolheu uma cor de post-it para chamar de seu 😉

  • Um ponto que o próprio time levantou foi a não utilização de papel!

Geralmente retrospectivas gastam uma quantidade razoável de post-its, e com a utilização da ferramenta isso não foi necessário.

  • Open-source

Não gostou de alguma coisa? Precisa de alguma feature que não tem? Abra uma issue, discuta e mande PR!! Ajude a ferramenta a evoluir!


Espero que tenham gostado do meu primeiro post! Comentem o que acharam, e também me digam: quais ferramentas conhecem/utilizam?

Abraços, e até breve 😉

Links:
http://suricatoagil.com/
https://github.com/mxball/suricato

Arthur Fücher

Apaixonado por tecnologia, agilidade e comida (não necessariamente nessa ordem).