Semana passada fiz um post sobre o comando git clean, que faz uma limpeza na sua pasta de trabalho, eliminando arquivos de compilação, bin, obj, para .Net; arquivos que não estão no repositório e até mesmo pacotes Nuget, se não estiverem sendo versionados. E para quem usa TFVC, não tem? Tem, o comando treeclean! Vamos ver como ele funciona agora.

Esse comando não é nativo, ou seja, quando se instala o Visual Studio ou o Team Explorer ele não aparece, e também não existe na IDE Visual Studio, você terá que usar pelo console. É preciso baixar o Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2015 Power Tools. Existem versões para 2013, 2012, … para quem ainda não atualizou o seu Visual Studio.

Na instalação você tem ideia de algumas delas:

Visual Studio 2015 Power Tools instalação

Instale todas as opções e com o tempo você pode ir testando cada uma e descobrindo como melhorar sua produtividade ou customizar seu ambiente de desenvolvimento.

Limpando arquivos

Para este exemplo vou usar a máquina de demonstração do Brian Keller, versão 2015, com o código de exemplo do Fabrikam Fiber, que está no TFVC. Siga os passos abaixo para abrir o código:

Abrindo o código do Fabrikam Fiber

No Team Explorer (1) escolha o TP Fabrikam Fiber, depois clique em Source Control Explorer (2), na janela que abrirá clique na branch Main (3), depois na pasta (4) FabrikamFiber.CallCenter e por fim abra a solution (5) FabrikamFiber.CallCenter.sln.

Faça um build do código. Agora na janela Source Control Explorer, clique na pasta FabrikamFiber.DAL (1) e selecione o local path (2) e faça um CTRL+C, agora abra o Developer Command Prompt for VS2015, digite ‘cd’ e CTRL+V e tecle Enter. Navegue para .binDebug, conforme figura abaixo, e veja que com o build foi criada essa pasta onde foram colocadas os binários gerados. Neste exemplo os pacotes Nuget estão versionados, como esta é uma máquina de demonstração, depender de conexão a Internet pode não ser uma boa ideia.

2016-01-16 19_44_11-Greenshot

Na própria janela do command vamos voltar para o diretório raiz da solution usando ‘cd ……’, e digite tfpt, será listado todos os comando console, e logo no início como ver o help, digite tfpt help treeclean

2016-01-16 19_55_32-Greenshot

O comando tem algumas opções interessantes, os mais relevantes são:

  • /noprompt: vai funcionar somente no console, se não colocar abre uma janela para escolher os arquivos, veja na imagem:
    2016-01-16 20_04_08-Greenshot
  • /exclude:…: é possível passar um padrão, por exemplo *.dll
  • /preview: esse parâmetro existe em vários comandos do TFPT, e é uma segurança se você não tem certeza de qual será a saída do que está querendo fazer, então e bom usar para validar antes de executar realmente um comando

Digite:

tfpt treeclean /noprompt

O comando foi executado e a saída é a relação de arquivos e pastas apagadas (1), para validar é só navegar para o projeto FabrikamFiber.DAL (2) novamente e verá que o diretório bin não existe mais (3), imagem abaixo:

2016-01-16 20_07_02-Visual Studio 2015 ALM on L3-BRANDAO - Virtual Machine Connection

Acompanhe a tag ‘plugins’ aqui no blog para ficar sabendo de outros que podem fazer a diferença em produtividade no seu trabalho.

Emmanuel Brandão