Instalação do Programa IRPF 2009 está de brincadeira

A Receita liberou hoje o download do programa de ajuste do IRPF de 2009 (exercício de 2008). Baixei o programinha, que agora é feito só em Java (até o ano passado era feito em uma versão nativa para Windows também). Já no download você vê porque minha mãe não pode usar Linux (clique para ampliar):

Instalar o programa de IRPF no Linux não é fácil

Na boa, vocês acham que minha mãe vai saber "adicionar permissão de execução, por meio do comando ‘chmod +x IRPF2009linuxv1.0′"? Ela ia ler esse negócio e ia até um correio fazer a declaração em papel…

Não bastasse isso, durante a instalação tem outra piada. Aí o problema é no instalador em si (clique para ampliar):

Instalador não baseado em MSI, e ainda por cima com pastas fora do padrão.

Janela customizada para seleção de pastas.

Problemas:

  1. Instalação não baseada em MSI, ou seja, é contra o modelo de instalação recomendado, e adotado, por todos os grandes fabricantes de software. A desculpa do pacote único é besteira, eles poderiam fazer o software em Java e o instalador da maneira correta. Economia porca.
  2. O caminho de instalação está hardcoded como "C:\Arquivos de programas RFB\IRPF2009". Ele quer instalar no meu diretório raiz, como se o diretório "C:\Program Files", destinado justamente a receber arquivos de programas, não existisse. Você pode mudar, mas no caso do programa Receitanet não há opção, você é obrigado a instalar no raiz do drive que escolheu. Lástima.
  3. A janela de seleção da pasta de instalação também é customizada. Outra bizarrice anacrônica e superada por qualquer empresa séria, mas não pelo governo brasileiro.
  4. Os programas de instalação não têm assinatura digital. Isso leva àquela janela de prompt do UAC do vista a exibir "Unidentified publisher". Isso é perigosíssimo, porque qualque hackerzinho vagabundo pode criar um executável com o mesmo nome e tamanho e se passar pela Receita. Se eu fosse um fraudador eu já estaria fazendo isso nesse momento, afinal a popularidade desse negócio é altíssima, já que milhoões de pessoas terão que fazer a declaração de ajuste.

Amadorismo atrás de amadorismo. É para isso que pagamos impostos? Não basta o viés ideológico no governo pseudo-capitalista esquerdista brasileiro, ainda por cima temos que tolerar incompetência? Os caras tem o ano inteiro para fazer o programinha, agora com uma versão a menos, e fazem desse jeito?

Será que eles não querem uma consultoria de arquitetura? A gente muda para .Net, o software fica mais fácil de dar manutenção, mais seguro, seguindo boas práticas, e todo mundo vai poder rodar, já que .Net roda no Linux e no Mac com Mono, e o CLI é uma especificação aberta. Não sei se eles querem, mas que precisam… precisam.

  • http://codesamurai.wordpress.com/ Alex

    Funcionava bem o de delphi… uma pena…

  • Evandro

    Convivo no dia a dia com vários sistemas da Receita…
    E posso te dizer que todos tem os mesmos problemas.

    Amadorismo é pouco!

  • Mario

    Tem que rir para não chorar! rs

    "C:\Arquivos de Programas RFB\…" foi fóda! Software desse porte sem assinatura digital então nem se fala!

    Não é nem por ser em Java cara, eu até acho que Java é uma linguagem massa… Para quem sabe o que está fazendo. =P

  • blah

    Bassi

    Não concordo com a sua colocação em relação ao Linux, como você comentou a qualidade em se tratando de desenvolvimento por parte deles chega a ser humorístico, aí infelizmente eles estão colocando na conta do Linux um problema que é na verdade deles, afinal seria possível "contornar" a atribuição de permissão, criando um mecanismo para facilitar, lembrando que este mesmo mecanismo é de certa forma copiado no MS Windows e existe a séculos no Mac OS (que dá de mil a zero em qualquer Windows) e lá não ocorre isso; afinal tanto o Mac quanto o Linux são os primos pobres do Unix.

    Sou desenvolver .NET também, e acho a melhor plataforma de desenv que eu já vi… mas não podemos criticar o Linux se os caras é que fizeram besteira.

    Esse programa de IR ficaria ruim com qq linguagem pra qualquer plataforma… culpa dos caras e não das ferramentas.

  • daniel

    Nao consigo instalar no mac alguém me ajuda?

  • http://unplugged.giggio.net/ Giovanni Bassi

    Nada contra o Java, como eu disse, o problema é no programa de instalação… ainda nem usei o software, só instalei.
    O lance do Linux… ok, podia ser melhor no Linux. O problema é que TUDO no Linux podia ser melhor, só que NUNCA é. Isso me irrita! Se podia ser melhor, porque não é, então?
    Já sofri muito com instalação no Linux, todo mundo que usa Linux sabe que essa é uma das áreas mais mal feitas do SO. Não é um apt-get que vai resolver. É a neura com segurança, e o fato de achar que todo mundo é um sysadmin… Isso parece que não vai melhorar nunca…

  • http://unplugged.giggio.net/ Giovanni Bassi

    Daniel, boa sorte… instala uma VM de Windows…

  • Leandro

    Pelo o que li nas respostas aos comentários entendi até que não foi intencional, mas o comentário "A gente muda para .Net, o software fica mais fácil de dar manutenção, mais seguro, seguindo boas práticas" deixa a impressão de que a escolha da tecnologia é preponderante no resultado final do software, quando na verdade ambos sabemos que não é.

    Mas no demais é isso aí, sempre ponderando, o importante é apontar os defeitos e juntos tentar melhorar.

    Abraços.

  • Paulo

    Giovanni, os programas que aparecem ano a ano, são apenas evoluções das versões anteriores. Como já existiam versões em Java, os caras optaram por "capar" a versão Win32, até mesmo para diminuir custos de equipes (financiar a compra daquelas mochilas ridículas do Programa Aluno Presente é bem mais caro que isto, pode ter certeza), e visando a portabilidade entre SOs (tendo o Java instalado, o programa vai rodar).
    Pelo menos, é o que eu penso. No entanto, sobre a instrução explícita para Linux, é necessário, mas 90% do povo que vai usar vai instalar mesmo é no Windows, e nem mesmo é garantido que estejam usando uma versão do XP.
    Sobre fazer em .NET, olha, eles até poderiam. Nem é pela desculpa da possibilidade de descompilar o código .NET no Salamander, porque qualquer "DeCafé" da vida descompila um programa Java também.
    Acho mesmo é que eles queriam fazer alguma coisa que fosse garantido de rodar em qualquer computador podraço, ou em qualquer um destes Desktops do povo, comprados em 2×10^4 vezes nas Casas Bahia, e usado por adolescentes amantes de Funk carioca, para atualizar seus perfis no famigerado Orkut.
    Se é por conta do tamanho, sei lá … baixar o Java é tão grande quanto baixar o .NET Redistributable Package. Acho mesmo que é por conta de diminuir esforço de desenvolvimento, mesmo. No entanto, não precisavam ter diminuido o investimento para a construção de um instalado decente .. :D
    Sobre assinatura, realmente, isto não tem desculpa.

  • http://unplugged.giggio.net/ Giovanni Bassi

    Leandro, é que dar manutenção em Java ia ser complicado…

  • http://unplugged.giggio.net/ Giovanni Bassi

    Paulo, é isso mesmo. Eles já tinham o Java, mantiveram, mas podiam ter feito um instalador decente. E o Linux? Não tem desculpa…

  • Carlos Alberto de Amaral

    Trabalho no SERPRO. A Receita Federal e o governo andam com uma onda horrível de tudo ser software livre. Só pra vocês perceberem a burrice: A maioria dos funcionário do SERPRO utilizam aplicações Windows, só que as máquinas distribuída para os funcionários vem com Linux e rodam o Windows numa máquina virtualizada utilizando VWWare. Ou seja, os funcionários não utilizam o Linux, mas tem que logar no Linux e utilizar o Windows virtualizado. Isto tudo só para dizer que todo mundo está utilizando Linux.

  • Mauro

    Bassi

    O Blah tem razão. Trabalho em um escritório dando suporte e utilizando o programa a gente observa um monte de esquisitices. Se o programa fosse feito por profissionais seria mais bem cuidado. Exemplo, alguns quadros (dependentes, bens, etc) perdem dados se você clicar para avançar para um proximo item. Alguns campos exigem dois clicks para que seja selecionada uma opção. Na verdade parece que os caras não conseguem seguir o padrão e aí inventam o seu "proprio padrão". Até o caminho de instalação, foi "padronizado" por eles.
    O pior de tudo é que para justificar suas incompetencias ficam jogando a culpa nos SOs ou no Java, os burocratas ignorantes acabam engolindo e aceitando. É o que deixa transparecer comentários colocados aqui mesmo e em outros locais. Este tipo de desculpa pode acabar levando os burocratas a cortar a versão Linux e para outros sistemas, e pior ainda, vai alimentando o tabu de que usar Linux é coisa complicada.
    O resumo é o seguinte: os caras são preguiçosos ou incompetentes e ai ficam jogando prá milhões de pessoas aquilo que um bom programador resolveria em poucos minutos e com poucas linhas de código.

  • http://unplugged.giggio.net/ Giovanni Bassi

    Mauro,
    Usar Linux é coisa complicada.
    Um bom programador não resolveria em poucos minutos. Talvez alguns meses. E com muitas linhas de código.
    Como eu falei antes, instalação no Linux é uma das piores coisas que tem…

  • Guilherme

    O pessoal fez a coisa la "hard coded" nem mesmo saberam localizar o arquivos de programas.
    Ridículo.

  • http://discountwatchshop.biz/ Andy Warhol

    Tried to autotranslate you site not understand the writing any hope deutsch version?

  • http://theluxurywatchstore.biz/euro-geneva/euro-geneve-14k-white-gold-womens-watch-royale-round-with-linked-14k-white-gold-bracelet/ Euro Geneve 14k White

    Do you earn decent money from this blog or are you doing it just for fun?

  • http://theswisswatch.biz/rotary/womens-rocks-diamond-stainless-steel/ Womens Rocks Diamond Stainless

    I don’t like your template but your posts are quite good so I will check back!