Gráfico de uso de espaço em disco (exemplo)

Você sabia que os testes criados com o Microsoft Test Manager (parte da família Visual Studio 2010) podem ser configurados para capturar, automaticamente, vídeos da tela do computador durante a execução dos testes?

Ah, já sabia? Bom, confesso que realmente não esperava que isso fosse uma grande novidade… Smile

O que talvez seja novidade para alguns é que mesmo testes do tipo Coded UI (testes de automação de interface de usuário, recurso exclusivo do Visual Studio 2010 Premium/Ultimate) que são executados pelo Team Build, durante o processo de build automatizado, podem gerar vídeos.

A vantagem disso é que em caso de problemas o desenvolvedor consegue assistir ao vídeo da execução do teste e pode identificar mais facilmente eventuais problemas. A desvantagem é que o consumo de espaço em disco do banco de dados do TFS pode crescer muito rápido – afinal, testes automatizados são criados para serem executados repetidas vezes!

A dica, portanto, é manter no TFS apenas os vídeos dos testes que falharem! Afinal, se o teste foi bem-sucedido é pouco provável que você precise do vídeo…

Para isso:

  1. Abra a solução que contém seu projeto de testes;
  2. Localize o arquivo .testsettings que está associado ao seu processo de build (no meu exemplo, é o arquivo BVT.testsettings):
    Localização do arquivo BVT.testsettings
  3. Em Data and Diagnostics, selecione a opção Video Recorder e clique em Configure:
    Botão "Configure" do gravador de vídeo
  4. Agora, o “pulo do gato”: Desmarque a opção Save video recording if test case passes:
    Opção "Save video recording if test case passes"

Um abraço,
   Igor

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.