Como instalar o Windows 8 a partir do USB num sistema com UEFI

Recentemente peguei meu novo notebook (um Ultrabook Dell XPS 14 – aliás, uma excelente máquina!) e, como a máquina já vem com UEFI (uma evolução do antigo BIOS que existe desde os tempos dos primeiros IBM-PC), decidi tirar proveito do fato de que o Windows 8 é otimizado para sistemas com UEFI.

Agora, cá entre nós: se essa instalação tivesse sido fácil você não acha que teria virado um post, né?  Smile

Bem, vamos lá. Mas antes, um aviso…

Works on my machine AVISO: Execute os comandos abaixo por sua conta e risco! Não me responsabilizo por quaisquer problemas que isso possa causar no seu computador, nas suas máquinas virtuais ou até mesmo no seu forno de microondas, na sua tevê ou sua samambaia! Open-mouthed smile

1. Habilitar UEFI

Essa etapa varia, naturalmente, de computador para computador. A maioria dos novos computadores (sejam notebooks, desktops ou servidores) vêm com os dois sistemas – BIOS e UEFI. E, por padrão, vêm com o BIOS habilitado para garantir compatibilidade com sistemas operacionais que ainda não suportem o novo UEFI.

No caso no meu XPS 14 o procedimento foi o seguinte: ao acessar o Setup do notebook, desabilitei a opção “Legacy ROM” (também conhecida como BIOS) para forçar o sistema a entrar apenas com UEFI:

image

Depois disso, eu inocentemente achei que era apenas esperar meu indefectível pen drive com a instalação do Windows 8. E é lógico que não ia ser tão fácil assim… Winking smile

2. Preparar o pen drive USB

Depois de muito quebrar a cabeça e pesquisar mais ainda na internet, veio a explicação (que, agora, soa bem óbvia): pen drives, por padrão, são formatados usando o padrão MBR, que é o formato de partições usado e reconhecido pelo BIOS. Sistemas UEFI, por outro lado, usam o formato GPT. Logo, o “truque” é reformatar o pen drive no formato GPT.

Para isso, conecte seu pen drive e abra um prompt de comando elevado (os exemplos abaixo foram feitos num sistema já com Windows 8, mas funcionam também numa máquina com Windows 7).

  1. Digite diskpart e depois digite list volume para localizar seu pen drive:
    Diskpart, comando List Volume, para localizar o pen drive
    Essa etapa é bem importante. Preste muita atenção no número do volume do pen drive (no meu exemplo acima, é o número 5). Se você anotar o número errado, pode apagar seu HD!
  2. Agora apague o volume do pen drive. Sem isso, não é possível reformatá-lo como GPT. Execute, na sequência, select volume <volume-do-seu-pen-drive> e então delete volume override para apagar o volume.
    Diskpart: Select volume e Delete volume
  3. Agora, para podermos criar nossa partição GPT, é preciso primeiramente converter o disco. Execute o comando convert gpt:
    SNAGHTML412733
  4. Agora podemos criar nossa partição. Ela deve ser primária e formatada como FAT32. Para isso, execute os comandos create partition primary e format fs=fat32 label=”Windows 8″ quick:
    SNAGHTML4e80fc
  5. Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive, dê o boot e divirta-se com seu novo computador!

3. Copiar o Windows para dentro do pen drive USB

Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive (sim, é só copiar; não precisa fazer nada de especial), dê o boot e divirta-se com seu novo computador!

 

Um abraço,

Igor

  • http://twitter.com/cleytonferrari Cleyton Ferrari

    Legal tinha esquecido deste recurso, e pior que agora não adianta habilitar ele no setup, tem que fazer uma nova instalação! (http://communities.intel.com/community/vproexpert/blog/2012/06/26/microsoft-windows-8–enabling-secure-boot) a questão é, sabe realmente o que muda, se é só questão de segurança durante o processo de boot, uma vez que possuo um ssd, e o boot já é muito muito rápido!

    • http://www.facebook.com/igoravl Igor Abade V. Leite

      Cleyton, não acho que valha a pena reformatar a máquina só por isso. Mas da próxima vez que você for reinstalar o Windows… Bem, aí vale bastante a pena.

      No meu caso, a soma de SSD + SATA(AHCI) + UEFI + Windows 8 = boot em três segundos (mais rápido que meu smartphone!)

      Os benefícios são basicamente:

      1. Boot seguro;
      2. Boot rápido;
      3. Controle do setup e boot a partir do próprio Windows;
      4. Partições GPT, com suporte a discos com mais de 2TB.

      • Dognaldo

        Igor, só para agradecer, funcionou de primeira !
        [ ] ‘s Naldo

  • Julio

    Por que precisa converter para GPT? Vi várias links no google que não converte e outros que sim.

  • http://www.facebook.com/iremar.g.domingos Iremar Gomes Domingos

    Bom, consegui instalar o Windows 7 UEFI no meu desktop (Asus M5A97 Pro) com muita dor-de-cabeça. Afirmo que não foi necessário mudar o pendrive para partição GPT. Como tenho certeza disso? O Post caiu pela metade do tempo, a partição do disco em “gerenciador de disco” [acessado também via diskmgmt.msc] não era mais MBR, e sim EFI (não uefi, aparece como EFI mesmo) além do boot da placa-mãe apresentar “1 – leitor de dvd-rom, 2 – HDD, 3 – Windows Boot Manager”, sendo o item 3 mais um indício de que deu certo.

    Porém, tento fazer o mesmo com o Windows 8 mas simplesmente não funciona. minha iso do Windows 8 não deve estar preparada para tal processo. creio que seja necessário adicionar alguns arquivos na ISO do Win8 assim como tive de fazer com a do Win 7 (a do Win 7 é oficial e baixada direto da Microsoft.) Ou seja, creio que falta fazer o mesmo com minha ISO do Win8. Como segue no vídeo:

  • http://www.facebook.com/eurico.pessoa.neto Eurico Pessoa

    amigo to com um problema, meu uefi nao aparece menu algum. Fiz todo o procedimento ae no pen drive…mudo o padrao de boot para de legacy boot para uefi….e qnd some o logotipo da ACER…. aparece a mensagem “no boot device” o que pode ser isso ??? pelo que eu entendi esse uefi era pra ter uma serie de menus dentro dele correcto ?? meu notebook e um acer aspire e1 571.

    se puder me ajudar fico agradecido!

    • http://www.sistemasplus.com.br/ Kelly Schuvaizerski

      tente então mudar na bios, o boot para o pendrive.. as vezes não precisa desabilitar esse item.. no geral vc só vai em boot priority e escolhe o pendrive..

  • Junior

    Igor boa tarde, eu fiz todo o procedimento deu tudo certo o boot é iniciado pela UEFI só que o meu problema continua que é o seguinte: Eu tenho um Dell Inspirion 15 ele tinha o Windows 8 instalado daí por acidente tentando particionar o HD exclui o Windows 8 que nele estava contudo Instalei o Windows 7, só que agora eu tento colocar o Windows 8 Pro que no caso ate criei esse USB e mesmo assim quando eu seleciono o idioma e clico em avançar ele sempre fala que a chave que eu digitei esta incorreta pra aquele sistema que eu estou tentando instalar, gostaria saber de voce como eu faço pra instalar o Windows 8 Pro na minha maquina, pois ele deve esta pegando a referencia da chave do windows 8 antigo que tava instalado de fabrica que não era o W8 Pro era so W8 por isso acho q não to conseguindo. grato desde ja.

    • muca

      Cara isso tbm aconteceu comigo,é porque os novos equipamentos que vem com W8,a chave ou product key fica incluido na própia BIOS,assim quando tenta instalar qualquer versão do W8 ele utiliza a chave que ta na BIOS.A solução q tive até agora é instalar o W7.

    • Bruno Ortiz

      Cara a solução é bem simples, no seu pendrive de Boot do windows vá até a pasta Sources e crie um arquivo ei.cfg com o seguinte conteudo dentro:
      [EditionID]
      Professional
      [Channel]
      Retail
      [VL]
      0

      Com isso o windows instala e pede o serial só depois de instalado.

      • Deive Henverson

        Velho, esse era o meu problema. Criei o arquivo ei.cfg através do bloco de notas e funcionou! Valeu cara!

  • http://www.facebook.com/fndchagas Fernando Chagas

    Comprei a atualização do Windows 8 e tentei atualizar direto do Windows 7, sem sucesso, tela azul.

    Quando tentei instalar direto do pen-drive ele não mostra as opções do HD, como se não existisse.

    Tentei instalar o ubuntu e o mesmo problema.

    Daí apaguei as partições e tentei instalar novamente e nada, alguma sugestão do que devo fazer?

    Em suma ele não detecta meu HD na hora da instalação, mas rodava o windows 7 normalmente.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002245132468 Mariana Silva

      to com o mesmo problema, o windwos 8 nao detecta o meu hd do meu ultrabook xps14, ja atualizei bios, ja tentei so fazer a atualização mantendo os progrmas e nada, agora vou tentar por este metodo do UFEI, se alguem souber ai a solução para nosso problema manda a dica por favor, caso consiga informo ao grupo

  • http://lojasdeinformaticaonline.blogspot.pt/ Lojas de informatica online

    Porque é que quando eu dou outro nome a uma pasta ou archivo o windows 8 desliga a janela e vai para o desktop? Eu tenho que voltar e abrir tudo volta novamente. Mas porquê?

  • Marcus

    Amigo estou com um problema com um Sony Vaio ele tem 32 gb de SSD e coloquei um HD de 500 gb nele, porem preparei o pen drive pra instalar o windows mudei na BIOS para UEFI mas quando inicio a instalação pelo pen drive não aparece as partições do meu hd, como se não tivesse nenhum HD na máquina, alguma ajuda??

    • Igor Abade V. Leite

      Marcus, sei que estou chegando bem tarde para responder ao seu comentátio, mas pelo menos deixamos registrado para outras pessoas que possam ter o mesmo problema.

      Isso normalmente acontece porque o Windows não tem um driver compatível com sua controladora SATA. Você deve baixar o driver do site do fabricante do seu notebook, copiar os arquivos do driver para o pen drive e usar a opção “carregar driver” (ou algo assim) na tela de instalação do Windows para que ele reconheça seu HD em modo AHCI. Como normalmente as controladoras SATA vêm de fábrica configuradas em modo de emulação IDE (e não em modo nativo SATA AHCI), o Windows consegue achá-las.

      • toninho moraes

        olá amigo igor, me ajuda nessa, não sei se é o mesmo processo, to formatando o netbook, pelo pendrive, ate ai vai tudo bem, mas quando chega na parte de partição mostra a seguinte mensagem:
        NÃO PODEMOS CRIAR UMA NOVA PARTIÇÃO OU ENCONTRAR UMA EXISTENTE. PARA SABER MAIS, CONFIRA OS ARQUIVOS DE LOG DA INSTALAÇÃO.
        amigo não sei mas oq fazer, tem alguma resolução para esse problema ou o seu tutorial é referente ao meu problema:
        abraços amigo e obg pela atenção

  • Hércules Ângelo

    esse comando funciona para win7 também, caso queira instala-lo?

  • Rodrigo Lourenço de Souza Lima

    Estou com um problema: a bios do meu note não reconhece pendrives para dar boot, ja testei com três e não deu certo, então tentei fazer a instalação UEFI pelo drive de DVD mesmo. Foram criadas duas partições, a de 300Mb e 99Mb(EFI) no boot manager aparece a opção UEFI, mas estou achando lenta a inicialização, além de quê, quando entro nas configurações avançadas, não vejo a opção UEFI ativa. O que pode estar errado?

    • Igor Abade V. Leite

      Rodrigo, difícil dizer o que pode estar errado sem mais detalhes. Alguns notebooks – especialmente os que foram lançados antes do Windows 8 – podem precisar de uma atualização (“Flash”) da UEFI. Verifique no site do seu fabricante se há uma atualização disponível para seu computador

  • Gabriel Nadai

    Cara, a UEFI só aceita boot em dispositivos FAT32, converter o pen driver para GPT é errado. O correto é Converter o HD aonde será instalado o S.O em GPT. Outra coisa, você precisa criar a pasta BOOT dentro de EFI e copiar os arquivos da pasta bootmicrosoft para ela. Depois disso é necessário abrir o arquivo sourcesinstall.wimbootmgw sei la o que.efi e renomea-lo para bootx64.efi. Seu tuto tá errado e nunca vai dar certo ): . 2bjos:*
    Fonte? Eu mesmo, Bacharel em Ciência da Computação

    • http://www.lambda3.com.br Igor Abade

      Gabriel, obrigado pelo comentário. Infelizmente, vou ter de discordar dele…

      Comecemos pelo começo: você diz que “a UEFI só aceita boot em dispositivos FAT32, converter o pen driver para GPT é errado”. Só que aqui você está misturando conceitos *completamente* diferentes. GPT é um formato de partições e serve apenas para descrever o layout das partições num disco. Sua contraparte é o MBR, que é o formato de partições usado em máquina com BIOS. FAT32 é um sistema de arquivos e não tem nada a ver com o layout de partições. Um sistema de arquivos formata uma partição específica (independente de ela ser GPT ou MBR) para que você possa colocar arquivos nela. Logo, você pode, sim, ter um disco GPT e uma partição FAT32 – que foi exatamente o que eu disse no post.

      Sobre criar pastas e copiar arquivos: Você tem certeza de que leu o título no meu post? Pois eu estou falando de Windows *8* (e, por extensão, Server 2012) e não Windows 7 / Server 2008 R2. Os passos que você comenta aplicam-se ao Windows 7/2k8, que suportavam apenas sistemas EFI (mais antigos, usados em sistemas Itanium) e não os novos UEFI (compatíveis com x86/x64). Como o UEFI teve sua estrutura de boot alterada, precisamos seguir esses passos que você mencionou. Porém no Windows 8 nada disso é necessário.

      E por fim, sobre meu “tuto” nunca funcionar: bom, acho que os vários notebooks UEFI que formatei com Windows 8 discordam de você… ;-)

    • Igor Abade V. Leite

      Gabriel, obrigado pelo comentário. Infelizmente, vou ter de discordar dele…

      Comecemos pelo começo: você diz que “a UEFI só aceita boot em dispositivos FAT32, converter o pen driver para GPT é errado”. Só que aqui você está misturando conceitos *completamente* diferentes. GPT é um formato de partições e serve apenas para descrever o layout das partições num disco. Sua contraparte é o MBR, que é o formato de partições usado em máquina com BIOS. FAT32 é um sistema de arquivos e não tem nada a ver com o layout de partições. Um sistema de arquivos formata uma partição específica (independente de ela ser GPT ou MBR) para que você possa colocar arquivos nela. Logo, você pode, sim, ter um disco GPT e uma partição FAT32 – que foi exatamente o que eu disse no post.

      Sobre criar pastas e copiar arquivos: Você tem certeza de que leu o título no meu post? Pois eu estou falando de Windows *8* (e, por extensão, Server 2012) e não Windows 7 / Server 2008 R2. Os passos que você comenta aplicam-se ao Windows 7/2k8, que suportavam apenas sistemas EFI (mais antigos, usados em sistemas Itanium) e não os novos UEFI (compatíveis com x86/x64). Como o UEFI teve sua estrutura de boot alterada, precisamos seguir esses passos que você mencionou ao instalar o Windows 7 para que ele se torne compatível. Porém no Windows 8 nada disso é necessário, visto que ele nasceu pronto para UEFI.

      E por fim, sobre meu “tuto” nunca funcionar: bom, acho que os vários notebooks UEFI que formatei com Windows 8 discordam de você… ;-)

      • matheus

        e pensar que o cara disse que tem “bacharel em ciências da computação”, dizendo que disco gpt não pode ser fat32 sendo que uma coisa naum tem nada a ver com outra. Pabuloso esse cara

        • Pedro Filho

          Igor, o cara lá deve ser bacharel em ciencias da confusão, pq o que ele postou só me atrapalhou. Inicialmente não funcionou como descrito no seu post, mas porque eu estava tentando instalar o Win8 Pro e meu note ASUS-N46VM veio com o Basic, então conflitava com a serial, mas achei um post ensinando a criar um arquivo ei.cfg com algumas informações nele e aí sim, rodou tudo belezinha. Assim sendo, parabens pra vc pela iniciativa de ajudar uma multidão de desesperados como eu ………. kkkkkkk Abs cara, valeu mesmo.
          Pedro Filho – PS.: sou engenheiro em telecom e mesmo assim não conseguia fazer o trem funcionar, as vezes nossas formações não ajudam muito.

      • Lucas Souza

        Igor estou com esse problema tenho um note sony da caio com o sistema UEFI, é nao estou conseguindo formatar com o Windows 8. Fiz os precedimentos desse post mas não resolveu meu problema.Teria como vc me ajudar?

  • Charles Potel

    Resumindo, a UEFI somente inicializa boots em sistemas de arquivos gerenciados por GPT, conceito 100% correto, tentei fazer boot no pendrive (alguns erronamente escrevem pendriver, erro de ‘ingreis’ dos brabos) e nada da UEFI inicializar a instalação, é um positivo com windows 8 s2050, ate que segui o tutorial e refiz a partição e converti a mesma em GPT (a do pendrive) e ……., voilá, funciou tudo e ja até entreguei a maquina para o cliente. Parabéns pelo Post !!! :D

    • Fester Addams

      Aqui nos Estados Unidos nunca vi nenhuma empresa ou pessoa ninguém escrevendo ou falando PenDrive. A expressão pendrive é um modismo brasileiro ou “apelido”, tal qual a expressão Shopping Center que não existe na cultura americana. O nome correto do periférico é USB Flash Drive.

  • Roger Tega

    Olá amigos!!! Estou com uma placa ASUS M5A97 LE, PROCESSADOR 8120 AMD 125W, HD SATA SEAGATE SD1000DM003 DE 1TB, putz preciso mto da ajuda de vcs, não consigo instalar o Sistema Operacional nesse HD, já tentei outros Wester Digital WDezex 01TB, será que é possível o HD SATA ter o sistema operacional Windows 8, ou tenho que obrigatoriamente ter um SSD para o Sistema operacional????? Já tentei com AHCI, IDE, nda, nda!!! E por incrível que pareça instalou normal em um HD Sata de 80GB que eu tenho aqui… Porém achei que fica lento…. Estou fazendo algo errado nessa nova Bios… mas já não sei mais o que fazer!!! Já voltei para Defaut e nda!!! Alguém poderia me ajudar!!!

  • Thiago Shev

    lindo. divino. coisa de profissional. Obrigado Man,

    so uma coisa, como faço pra agrupar unidades de disco. tipo, que ficou uma unidade de tamanho 20 gb. Eu nao consegui exclui-la para a agregar com outros espaços vazios. Ha uma forma de recuperar esses 20gb?

    a pergunta ficou meio confusa, mas se entender responda por favor, desde ja agradeço

  • Igor Lima

    Bom dia

    Estou com um problema. Tenho uma imagem do 8 com várias versões, sendo elas 32 e 64 bits, na fat32 o arquivo install.win tem 5gb sendo que nas partições fat32 somente arquivos de até 4gb podem ser copiados, ja teve algum problema assim? Recomenda procurar uma versão do 8 com menos de 4gb pra poder fazer a instalação.
    Na hora da cópia dos arquivos de instalação dos sistema operacional para o pen drive utilizou algum programa, ou somente descompactou da imagem e copiou pra dentro do pen drive. Me batendo a 3 dias aqui pra tentar fazer um pen drive em gpt funcionar. Att.

    • André

      Estou com o mesmo problema..

    • Rafael Bueno

      Igor,
      Tenho as instalacoes US e BR do Win8 dessa forma tambem, em 32 e 64 bits e os meus arquivos install.win nao tem todo esse tamanho. Na US esse arquivo tem 3.9gb e na BR 3.4gb. Procure pelas ISO do Win8 versao RTM originais MSDN que voce ira conseguir passar os arquivos para seu pendrive.

  • Leandro Radamés

    Boa noite Igor Abade V. Leite,
    “HELP ME PLEASE” – Meu computador é um notebook da Dell INSPIRON 15R SE 7520 com Windows 8. Preciso muito que meu sistema operacional fosse Windows 7 porque trabalho com Autodesk Inventor 2013 e AutoCAD 2012 que rodam em W7. Tentei de tudo mas em vão. Queria muito que minha máquina tivesse “DUAL BOOT”, com 2 sistemas operacionais instalados em partições diferentes onde, eu poderia escolher em qual sistema operacional eu gostaria de iniciar. Não gostaria de desinstalar o W8 por causa dos drivers. PRECISO MUITO DE AJUDA! Muito obrigado pela atenção! Leandro Radamés – meu e-mail é projetista.eng@gmail.com

  • leonardo marcos da silva

    Boa tarde gostaria de saber se com este procedimento conseguiria segurar o boot automatico do slimbook da philco pois ele esta com o windows 8 corrompido e em loop e não deixa nem eu entrar na bios, se alguem puder me ajudar agradeço !

  • siderlei

    boa tarde, na instalação pede para instalar driver do HD, como achar esse driver?

    • Neuber

      este tutorial é apenas para Windows 8 ou posterior. Você está utilizando uma versão anterior do windows?

  • Dayhhevil

    Não funciona, o meu pendrive não boot com sistema GPT.

  • Tiago

    cara estou com a seguinte, duvida….

    na hora de formatar eu escolho o HD SSD de 32GB ou Sata de 1TB? no caso o meu é um 15r SE 7520

    para funcionar a raid qual é o processo correto você saberia me dizer?

  • erik lopes

    copiar arquivos da iso ou ela inteira ??? so pra comclui

    • Eduardo

      Arquivos né.

  • Helrisson

    Como fasso para em ves do 8 colocar o 7 ?

  • Algusto

    Olá Amigo tentei fazer o procedimento mas quando vou converter para GPT aparece a seguinte mensagem: O disco especificado não está formatado em MBR, selecione um disco MBR vazio para converter.
    O resto dos passos funcionam normal menos a conversão.
    Me ajude por favor?

    • Douglas Lima

      converta primeiro para MBR e depois para GPT.

    • Neuber

      Na verdade você não fez a parte do “delete volume override”

  • Deive Henverson

    Igor, o seu post me ajudou muito. Fui instalar o Ubuntu 13.04 em dual boot no meu Gateway NE56R06b e sem querer acabei excluindo a partição do windows e junto foi embora o do Recovery (sendo que fui tão burro que não havia feito o disco de recovery). Consequência: consegui instalar o Ubuntu, mas não conseguia instalar o windows 8. Reconhecia o usb de boot mas ficava lento. Com a conversão para GPT, resolvi a questão do boot. E com a dica do Bruno Ortiz (lá no fim da página), resolvi o problema do serial UEFI. Valeu!

  • Douglas Lima

    Ola Igor, voce saberia algo a respeito do samsung np300e4c como instalar o windows 8 a partir do usb num sistema com UEFI, faço todos os procedimentos, mas meu notebook nao encontra o pendrive para o boot, nem reconhece.

    • Neuber

      altere o Secury Boot para Disabled, depois vá nas preferências de boot e com o F6 mova o “HDD USB” para a primeira opção. Ao reiniciar ele demorará um pouco mais, mas bootará no pendrive.

  • Eduardo

    To com um note aqui com win 8 single language. Eu tinha comprado o notebook, sony, na loja e tentei tirar esse 8, até na primeira vez consegui instalar o 7 no formato GPT mesmo, mas depois nunca mais, fui tentar fazer dualboot e adiós máquina. Entõa como eu tava na garantia e tive um problema na tela dele (defeito de fabrica) mandei pra assistencia, recebi um novo. Não quero detonar ele, eu queria mesmo era tirar essa partição de recuperacao e gerar uma ISO um dvd algo assim. Alguém sabe me dizer como faço pra tirar esse 8, vou tentar os procedimentos acima no modo gpt do pendrive.. e vou tentar instalar na partição C: e deixar aparticao de recuperacao intacta, nao vou perder ela ne? nao quero zuar o negocio, caso de um pau quero retornar ao de fabrica. Eu queria usar o win7 mas ate que gostei do 8, mas quero usar o PRO, visto que a SL é ruim e vem cheia de furos de fabrica.. alguem me ajuda!!!

  • Felipe Cesar

    por favor eu preciso muito, mais muito da ajuda, eu to precisando muito formatar, só que na hora que chega em escolher as partiçoes aparece isso. eu comprei o pc veio com windows 8 mais era ruim basico, eu formatei com o 7 mudei a configuração na bios por causa do uefi que nao deixava formatar nada diferente, só que para meu pc não tem nenhum drive para windows 7 nada nada, e eu consegui instalar um windows 8 mais e 32bits e também nao tem drive só 64 , agora eu tento e da esse erro me ajudem por favor

    • David Rodrigues

      Companheiro, A sua ISO utilizada e incompatível com UEFI, Ela somente vai instalar VIA driver de CD, Aconselho a procurar outra ISO de preferencia que seja X64 Somente, não que tenha os dois embutidos.

    • vlady

      tou com o mesmo problema e nao consigo resolver me ajudem :o

    • Gabriel

      A partição do seu computador é MBR, vc teria que converter para GPT, senão nao tem como vc instalar o windows. o tutorial explica como instalar no modelo GPT e o seu HD é estilo MBR.

  • Eduardo

    Instalei o windows 8 no note! Muito bom seu tutorial bem praticoo, tinha lido milhares e nenhum dizia nada com nada. Outra coisa, eu tava com o pendrive em gpt dai fui instalar no dekstop e nao deu.. entao vou converter o pendrive de novo pra mbr e ai instalar o windows 7 no desktop, e no note tambem.. o 8 ta muito bugado.

    • Jonatan

      olu00e1 Eduardo, estou a preparar um tutorial de como instalar o Windows 7 sem desativar o UEFI e em GPT

  • Eduardo

    Muito bom esse seu blog, aqui funcionou perfeitamente o windows 8, vou testar com o 7 agora e depois posto resultados!

  • Eduardo

    Galera nao funcionou com o windwos 7, logo apos iniciar a maquina diz sistema operacional nao encontrado, alguma dica ai, preciso instalar o 7..

    • Eduardo

      Criei um dvd do 7, desabilitei o UEFI e o SECURE BOOT e entrou pelo dvd! Com pendrive nao deu! E ele lista todas particoes do disco, mas passando o mouse em cada uma diz que o windows nao pode instalar por ser GPT blablabla.. eu pensei eu abrir o diskpart e dar um clean, converter par mbr tudo mas o windows ira criar a particao certinho?? pq eu tava com oautro note igual a esse e teve uma vez que nem o disco mais aparecia no instalador do windows.. sumiu..

  • RINALDO

    Dê uma olhada neste tutorial, vais conseguir instalar o windows 7 com UEFI habilitado.

    http://www.themediafire.com/tutorial-instalacao-do-windows-para-notepc-com-serial-na-bios

  • NailtonPereira

    Olá, na hora de subir a instalação da o seguinte error Files:windowssystem32bootwinloand.efi erro code: 0×0000359 o que pode ser isto, o meu é o windows 8.1 com três versões x64. Obrigado

    • NailtonPereira

      O Problema era do windows, baixei outro deu certo.

      • Nicolau Lawand

        voce usou o mesmo windows 8.1 ou mudou pra outra versu00e3o?

  • Redin Pais

    Bom dia. Queria deixar aqui o meu contributo já que esta sua opção até poderá fazer algum sentido mas nao resultou comigo. No entanto, e após uma consulta mais apurada, verifiquei que a flash-drive tem de ser formatada em fat32 e sem a preocupacao de querer que a mesma fique em gpt.
    Está aqui tudo nestes links: http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/36/t/29638.aspx
    e tambem em: http://blogs.technet.com/b/askcore/archive/2011/05/31/installing-windows-7-on-uefi-based-computer.aspx

    PS: Tenho de chamar a atenção de que ao copiar os conteúdos do iso para a flashdrive vai existir um ficheiro grande de nome sourcesinstall.wim que não poderá ser maior do que 4Gb e algumas compilações que aparecem na net por terem vários tipos de instalação (all in one) poderá fazer com que esse tamanho seja ultrapassado não dando assim para fazer.

    Cumprimentos

    • Jose

      Tentei instalar o Windows com o pendrive sem gpt. Sim, ele instala, mas no modo legacy, e nu00e3o uefi, e vai formatar as partiu00e7u00f5es como MBR e nu00e3o GPT.nOutro detalhe u00e9 que o modo uefi so permite instalau00e7u00e3o de sistemas de 64 bits.

  • jhone wellington Carneiro

    o pessoal que esta com problema pra dar o boot usando o leitor de dvd para instalar o Windows 8 tanto em pc desktop quanto em notbook atuais hd satã , primeiro precisamos de um hd um adaptador usb para o hd ser reconhecido na porta usb formate o hd formato padrão do windows com o programa chamado rufus, habilite format options para aparecer usb, procure a unidade usb que esta com o hd ele vai identificar o HD, procure a isso do Windows 8 32 ou 64 onde esta escrito freeDOS do lado dele, deixe tudo em default e de o comando pra criar a imagem no HD; feito isso se sua placa tive onde você instalar outro hd instale ele, se não desconecte o leito de dvd e coloque o hd, “este procedimento e com hd satã e a placa so aceita sata” ao ligar o aparelho de o comando “DELETE” pra entra na área de configuração va ate o boot do sistema e escolha o primário o hd que você instalou , feito isso na parte onde você escolhe a participação que você vai instalar o Windows 8 use uma participação do hd que já existia no aparelho formate e depois escolha-o para instalar. não acontecera erro . o erro que a maioria reclama de aparecer e por que o leitor de dvd os drive dela so instala depois da instalação do Windows ai fica dando erro conflitando dizendo que não foi encontrado drive ou ta faltando pacotes .

  • Anderson Cleiton

    Boa noite, ao tentar fazer o procedimento…
    No 3º passo – Agora, para podermos criar nossa partição GPT, é preciso primeiramente converter o disco. Execute o comando convert gpt.

    Apareceu um erro que a unidade não surportava….
    E agora zerou o Pen Drive

  • Bruno S

    Nem precisa tudo isso… Basta vocu00ea ter a copia pura e oficial do Windows 8 / 8.1 em x64 bits, elas bem com o boot em 64 bits, as versu00f5es AIO com 32 bits incorporada nu00e3o da certo devido ao boot ser 32 bits mesmo tendo o S.O em x64… Nu00e3o precisa dessa montoeira de gambiarra, e pra instalar via pendrive basta formata-lo em fat32 em pode ser em MBR mesmo e copiar o conteu00fado do DVD ou ISO pra dentro do pen drive e com o UEFI e Boot Secure ativo iniciar a partir do Pendrive e ju00e1 era, as partiu00e7u00f5es MSR 128mb , EFI 100, e o restante do usuu00e1rio e criado automaticamente… Sabe de nada inoceeeente… u00acu00ac’

  • Bruno S

    Lembrando que o Ruindows 7 u00e9 mesmo procedimento! Portanto u00e9 antiquado usar Windows 7 se o 8.1 Update 1 estu00e1 muito mais evoluu00eddo seguro e com UEFI fico mais ru00e1pido e compatu00edvel com todas as aplicau00e7u00f5es do Windows 7, basta pesquisar e ter conhecimento e alguns softwares requer usuu00e1rio administrador e ativar via gpedit aplicau00e7u00f5es que ainda u00e9 16 bits ou inferior! Menu iniciar antigo? simples existe vu00e1rios aplicativos que adapta idu00eantico! Olha ai um exemplo… Saiam da velharia! Evolua! Valeu…

  • Bruno S

    Os 2 mundos…

  • Wallace

    Galera, fiz questao de comentar o post, porque ja nao sabia mais o que fazer com essa droga de UEFI….. Em suma, o post estu00e1 tudo certinho, a grande jogada, foi realmente a MERDA do pen drive nao estar em GPT, com isso o boot nao era iniciado no modo UEFI…. Enfim, caso tenha alguma duvida, pode me enviar um email… wallaceh4@gmail.com… Para dados tecnicos, Formatei um Ultrabook LG 460, 32 GB SSD

    • u00cdtalo Felinto

      Cara, meu ultrabook u00e9 igual ao seu e nu00e3o tu00f4 conseguindo formatar. Na hora de dar o boot meu ultra nu00e3o consegue detectar o pendrive com essa formatau00e7u00e3o. Por favor, pode me ajudar?

      • Abner

        tambu00e9m estou tento o mesmo problema

  • Christian Viana

    Perfeito! Funcionou correto para o Acer Aspire M

  • viirus

    e su00f3 colocar no mod legacy com o w8 no drive de dvd e iniciar ele vai formata ;)

    • Julio Lima

      o Legacy e muito mais lento que o UEFI

  • Cleidson

    tentei fazer este procedimento aqui e vai tudo certo atu00e9 a hora que tento copiar os arquivos do Windows para o pendrive, entu00e3o aparece uma mensagem que diz que o arquivo do Windows que estava tentando copiar u00e9 muito grande para o destino! tem certeza que se formata o pendrive em fat32? preciso instalar o Windows 8.1 em um dell inspiron que ju00e1 estava com w 8.1! agradeu00e7o a ajuda se for possu00edvel.

    • Gustavo Cunha

      formata em ntfs que deve funcionar..

    • Josevan Oliveira

      pega o arquivo iso e aplique o programa ISO2DISC. Ja faz atu00e9 a formatau00e7u00e3o para GPT

  • HellUser

    eu tava aq deboas sentado no sofa e uma colega da minha mae chegou e pediu pra eu formatar, fiz tudo certo mas cometi o erro de formatar a unidade principal antes de saber se o win instalava ou n, suei frio quando nu00e3o consegui e o antigo n iniciava ficando apenas a maquina virgem, depois de uma tarde procurando encontrei minha soluu00e7u00e3o e meu alivio aq, agradeu00e7o muito pela ajuda, muito grato mesmo e parabu00e9ns o site esta perfeito.

  • pedro felipe

    ai grande, na hora que eu coloquei delete volume override foi, converti para GPT mas na hora de criar a particao deu errado, apareceu um monte de coisa na tela, dei list volume e meu volume esta unusable, o que devo fazer ?

  • celia kouth cabral

    Olu00e1, fiz todo o processo e fez tudo sem mensagem de erros. Porem quando volto para meu windows, nu00e3o mostra o pendrive para que eu possa copiar o windows para dentro dele…. Aparece na barra de tarefa para ser ejetado e aparece em dispositivos e impressoras, mas nu00e3o aparece como unidade de disco selecionu00e1vel.nnnO que pode ser? Nem mesmo aparece para que eu possa format o pendrive pelo pru00f3prio windows ou nem mesmo com cmd.nnnCu00e9lia

    • Julio

      despois de formatar digira assign que vai atribuir uma unidade, se prefirir pode ir no gerenciador de disco e atribuir por lah tambem

  • max

    muito bom, acho que u00e9 o u00fanico lugar da net que explicou essa soluu00e7u00e3o detalhada

  • max

    Se a ISO for maior que 4 gb vc nu00e3o vai conseguir colocar no pendrive para isso use o programa ISO2DISC que o Josevan Oliveira indicou

  • Vinu00edcius Seganfredo

    Boa tarde Igor.nSeguinte, fiz tudo conforme dizem os sites e foruns mas estou com um grande pequeno problema.nEu tenho o arquivo – g:sourcesinstall.wim que u00e9 maior que 4gb e o formato fat32 do pen drive nu00e3o aceita.nSendo que eu crio a minha pru00f3pria imagem do sistema personalizada com meus programas. Fau00e7o isto desde o seven.nMeu arquivo u00e9 de 10.1 gb.nSempre deu certo mas o porem u00e9 que formatava o pen drive em NTFS.nPode me dar uma luz para eu conseguir fazer o pen drive bootavel pela UEFI e com uma instalau00e7u00e3o a qual o install.wim e maior que 4 gb?nabrau00e7os.

  • Robson

    Vocu00eas estao a fazer tudo da maneira mais dificil e complicada. A questu00e3o u00e9 muito simples. O boot u00e9 UEFI, a partiu00e7u00e3o u00e9 GPT. Simplesmente google a procura do Rufus Usb, transfiram e instalem. Em tipo de partiu00e7ao escolham GPT para UEFI e em criar disco de arranque, carreguem a ISO do windows 8 e voila! ele fara todo o resto. Depois u00e9 su00f3 configurar o boot pela pen e ju00e1 estu00e1, nada de linhas de comandos.

    • Julio Lima

      o Rufus nao funciona corretamente, assim e bem mais facil, sempre uso assim o rufos da pau em pendrives maiores de 4 GB

  • http://www.fiquecomtroco.com Fique com o Troco

    Valeu pela dica. Estava com esse problema a 1 semana. Obrigado!!!

  • Adriano SD

    Perfeito! Muito obrigado por compartilhar…

  • Rogu00e9rio Nunes

    Executei todos os procedimentos mas infelizmente meu notebook nu00e3o reconheceu o pendrive como bootu00e1vel, alguma alternativa?