image

Numa discussão sobre Internet Explorer no Twitter, mencionamos o LastPass. Foi quando o André Nascentes fez o tuíte abaixo:

Não sabe do quê ele está falando? É o seguinte:

O LastPass é um excelente gerenciador de senhas para todos os browsers. Quando você o instala no IE, esta é a experiência que aparece após a instalação:

Internet Explorer após a instalação do LastPass

Notou a barra de ferramentas ridícula que o LastPass colocou no IE? O André tem toda razão ao achar uma sacanagem a “barrinha estilo IE6”. Afinal, quem de nós nunca ficou traumatizado com essas “barrinhas” ao ir na casa de um parente para “limpar” o IE de algo assim?

Socorro!

Compare com a experiência do LastPass no Chrome:

image

Mais agradável, não?

Agora, o que poucos sabem: também dá para ter uma experiência “minimalista” no IE! Faça o seguinte:

  1. Clique em Ferramentas | Preferências na barra do LastPass no IE:
    Menu Ferramentas | Preferências no LastPass
  2. Agora em Geral | Aparência, selecione a opção “Usar Somente os Botões da Barra de Comando”. Ele vai pedir para você reiniciar o IE após isso:
    Opção “Usar Somente os Botões da Barra de Comando"

O que aconteceu?

Agora, o IE fechou aquela barra de ferramentas tosca Smile e integrou o botão LastPass (o mesmo botão único que aparece no Chrome) à Barra de Comandos do IE:

Botão LastPass - sem a barra ferramentas

Como eu gosto de manter a Barra de Favoritos aberta tanto no IE quanto no Chrome, a experiência final* fica assim:

Comparando a experiência final entre IE e Chrome

Bem melhor, não?

Um abraço,
Igor

* Para chegar nessa “experiência final” do IE foi necessário um último passo. Eu personalizei a Barra de Comandos para trazer o botão do LastPass para cima, deixando ele à mão:

image

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.