Roslyn nas extensões do Visual Studio

Semana passada durante o evento Build da Microsoft foram apresentadas diversas novidades. As mais interesssantes, na minha opinião, são as sobre C#. O time do C# vem fazendo um excelente trabalho, tanto no lado técnico quando em outros. Por exemplo, foi anunciado que agora o compilador do C# é open source, com uma licença Apache 2, muito permissiva. Você agora pode baixar o compilador, que foi reescrito em C#, e testar na sua máquina. Vá para roslyn.codeplex.com, clone o projeto e veja por si mesmo. Eles também estão aceitando pull requests!

Além do compilador reescrito e open source eles também estão evoluindo a linguagem. Há uma série de novidades já implementadas. Vou fazer uma série de posts sobre essas novidades aqui no blog, e também vou palestrar sobre elas no Visual Studio Summit, ainda esse mês. Mas para não deixar vocês esperando pela série, resolvi fazer um vídeo. Nele eu apresento todas as novidades disponíveis até o momento. Ficou com uma hora, é bem objetivo, e mostro tudo funcionando, é um vídeo praticamente só de demos:

Espero que gostem, teremos mais posts em breve. Os recursos do vídeo seguem aqui:

Instalação do Roslyn: aka.ms/roslyn
Projeto open source: roslyn.codeplex.com

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.