Licensing / Legal

OK, eu entendo que apesar de tudo que falei em meu post sobre TFS e VSTS você pode ter suas razões para querer usar o TFS on-premises. Quando uma empresa decide usar o TFS e se prepara para fazer a instalação, descobre que um dos pré-requisitos da instalação é o SQL Server. É nesse momento que surge a dúvida: “como licencio corretamente o SQL Server que será usado pelo TFS?”

A resposta nem é tão complicada mas, como tudo que envolve licenciamento, requer cuidado e atenção. Eis as respostas a algumas das perguntas mais frequentes que já nos fizeram sobre esse assunto.

Preciso pagar pelo SQL Server?

Normalmente não. O TFS incluir uma licença de SQL Server Standard que pode ser usada apenas para uso do próprio TFS. Ou seja, não pode haver nenhum outro uso – nem banco de dados, nem nada – que não seja interno do próprio TFS.

De onde baixo a mídia do SQL Server do TFS?

Depende de como você obteve sua licença do TFS: via “caixinha”, através de uma licença de volume ou através de uma Assinatura MSDN:

  1. “Caixinha” (retail): Quando você compra uma versão de retail (a “caixinha”, com mídia física e tudo), recebe dois DVDs – um do TFS, outro do SQL Server. Nesse caso fica fácil – basta usar essa mídia do SQL Server;
  2. Licença de volume: Este cenário se aplica àqueles clientes que compraram uma licença de TFS através de algum contrato de volume como Open ou Enterprise Agreement (EA). Neste caso, tanto o TFS quanto o SQL Server Standard podem ser baixado do site VLSC;
  3. Assinatura MSDN: Esta é a maneira mais comum – e mais em conta – de se obter uma licença do TFS. Se você tiver um Visual Studio com uma Assinatura MSDN, pode baixar tanto o TFS quanto o SQL Server a partir do site de Assinantes MSDN.
    IMPORTANTE: Você sempre deve baixar o SQL Server Standard a partir do site de Assinantes MSDN, mesmo que tenha licenças de SQL Server à disposição no VLSC. Caso contrário, estará pegando a versão incorreta e não estará devidamente licenciado.

Posso instalar um dual-server?

Você pode instalar o TFS e o SQL Server em servidores separados, sem pagar por isso, apenas se você tiver mais de uma licença de TFS. O mais comum é: você tem várias licenças de Visual Studio com MSDN no seu time. Cada uma dessas licenças dá direito ao TFS. Nesse caso, separe duas licenças; cada uma delas licencia um servidor (TFS de um lado, SQL Server Standard do outro lado).

Posso usar a versão Enterprise?

O TFS inclui como versão gratuita apenas o SQL Server Standard. Caso você prefira usar o SQL Server Enterprise, deve licencia-lo à parte.

Posso usar a versão mais recente do SQL Server?

De graça não. Você pode usar apenas a versão que estiver explicitamente mencionada no Visual Studio Licensing White Paper. Portanto, se esse documento estiver dizendo (por exemplo) que o TFS é acompanhado pelo SQL Server 2014, então não é permitido instalar o SQL Server 2016. O documento é atualizado com frequencia; numa atualização futura do white paper a versão é atualizada e a partir daí você pode atualizar seu SQL Server.

Onde posso obter mais detalhes?

A fonte oficial de informação é o Visual Studio Licensing White Paper. Ele sempre terá a última palavra no tocante a licenciamento de Visual Studio e TFS.

Um abraço,
Igor

(Post publicado originalmente em http://www.tshooter.com.br/2016/03/04/como-licenciar-corretamente-o-sql-server-do-tfs/)

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.