Podcast 26 – Agilidade morreu?

Tempo de leitura:2 minuto(s)

Começo de ano é época de matar ideias e fazer posts que anunciam que tudo mudou. 2017 não seria diferente, e, junto com os posts de “5 coisas que você deveria saber sobre agilidade”, “Precisamos falar sobre agilidade”, e “O que aprendi trabalhando x meses com um time ágil” estão os posts que, mais uma vez, anunciam a morte da agilidade. Que, afinal de contas, já está zumbi faz tempo, já que morreu inúmeras vezes desde que o termo nasceu, a primeira deve ter sido ainda em 2001.

Brincadeiras a parte, o assunto bombou na comunidade essa semana, e vamos entrar na discussão. Vem polemizar com a gente!

Continue lendo “Podcast 26 – Agilidade morreu?”

Retrospectiva 2016: top posts do blog da Lambda3

Tempo de leitura:3 minuto(s)

O blog da Lambda3 tem bastante audiência, esse último ano tivemos mais de 300 mil pageviews, e reunimos mais de 130 mil usuários únicos. Bastante coisa, pra um conteúdo essencialmente técnico. Abaixo listo os 10 posts publicados em 2016 e mais lidos ao longo do ano. Lógico que posts do começo do ano tem mais chance de serem lidos, mas conteúdo normalmente tem mais visibilidade assim que sai, e depois vai caindo. Mas há posts de Julho, Outubro e Novembro na lista. Continue lendo “Retrospectiva 2016: top posts do blog da Lambda3”

ccat – colorful cat: lendo arquivos com syntax highlighting no terminal

Tempo de leitura:4 minuto(s)

Eu fico muito no terminal (a.k.a “linha de comando”, ou ainda “Console”), é onde eu faço a maior parte das minha operações de interação com o código. Quando estou no Linux, até a escrita do código, feita com Vim, é feita no terminal (não uso o GVim, mas o Vim de modo texto). Commit no git, busca por arquivos, verificando qual porta está aberta, ou qual processo está fazendo o quê, faço tudo no terminal.

No entanto, uma coisa me incomodava. A exibição de arquivos, feita normalmente com cat (que no PowerShell é alias pra Get-Content), sempre exibe o texto sem cor alguma. Continue lendo “ccat – colorful cat: lendo arquivos com syntax highlighting no terminal”

OpenVpn rodando com Docker no Raspberry Pi

Tempo de leitura:4 minuto(s)

Minha rede em casa tem vários componentes interessantes. Tenho um NAS que mantém vários arquivos pessoais, tenho 3 Raspberry Pis que fazem diversas coisas diferentes (um Raspberry Pi 1, um 2, e outro do mais recente, o 3 – fui comprando conforme saiam). Tenho um Receiver da Yamaha que tem um browser embutido. Entre diversos outros devices. Mas, toda vez que estava fora de casa, não conseguia acessar nada. Resolvi que tinha que montar uma VPN. Continue lendo “OpenVpn rodando com Docker no Raspberry Pi”

Podcast 20 – Azure

Tempo de leitura:2 minuto(s)

Vamos falar de Azure! Se você quer entender o que é nuvem, como levar uma aplicação pra nuvem, escalar essa aplicação, adaptar o desenvolvimento entre outros assuntos, esse é o seu podcast. Falamos bastante de estratégias pra nuvem, e a conversa ficou bem dividida entre o ponto de vista de desenvolvimento e o de infra-estrutura, que contou com dicas valiosíssimas para o profissional de infra. Vem com a gente pras nuvens!

Continue lendo “Podcast 20 – Azure”

Programação assíncrona com Node 7 e async e await é muito <3

Tempo de leitura:11 minuto(s)

Resolvemos sortear os ingressos do AgileTrends de Campo Grande que recebemos pelo patrocínio, mas nenhuma ferramenta pra sorteio pra Twitter atendia o que eu queria fazer, que era buscar entre meus seguidores quem tivesse tuitado um texto específico. Resolvi escrever uma ferramenta de linha de comando pra resolver isso, a API do Twitter é bem completa, não deveria ser difícil. Escolhi Node.js, porque, já que que eu estava no mundo JavaScript, por que não ficar nele, certo? Além disso, a infra do NPM pra criar ferramentas é muito legal. Continue lendo “Programação assíncrona com Node 7 e async e await é muito <3”

Quer ir no AgileTrends de Campo Grande?

Tempo de leitura:2 minuto(s)

Logo AgileTrendsGosto bastante de ir a Campo Grande. A capital tem uma comunidade de tecnologia super vibrante, e sempre que estive lá, seja para trabalhar com um cliente, pra dar um treinamento ou participar de um evento, aproveitei bastante.…

Continue lendo