Podcast 2 – .NET Core RC2

No terceiro episódio do podcast da Lambda3, ainda sem nome (enviem sugestões), o pessoal fala sobre o recém lançado .NET Core Release Candidate 2 (RC2): o que há de novo, o que muda, e o que esse release significa.

Esse episódio foi gravado e editado na correria pra liberar logo em seguida ao anúncio, podem haver pequenas arestas.…

Continue lendo

Update: ainda não é possível rodar contêineres de Server Core no Nano Server

No post de hoje cedo eu falei que iria tentar rodar um contêiner de Windows Server Core no Nano Server. Após o longo download de 3GB da imagem, consegui instalá-la no Nano Server.

No entanto, a imagem não é listada pelo comando “docker images”, e não é possível criar um contêiner com ela, usando Powershell. Continue lendo “Update: ainda não é possível rodar contêineres de Server Core no Nano Server”

Status dos contêineres Windows e Docker no Windows Server Nano 2016 TP5

Parei pra dar uma olhada na versão nova do Windows Server 2016 que saiu recentemente, o quinto technology preview (TP5). Meu interesse é ver como está funcionando o suporte a contêineres, especialmente com Docker. Trabalhar com contêineres e Docker é algo que já temos feito na Lambda3, mas somente com Linux, já que o suporte pra Windows ainda não está pronto. É algo que temos visto como muito interessante, e eu pessoalmente acredito que uma grande parte, talvez a maioria das aplicações, no futuro, vai rodar dentro de um contêiner. Continue lendo “Status dos contêineres Windows e Docker no Windows Server Nano 2016 TP5”

Agile Trends 2016: estarei lá

Está chegando o Agile Trends 2016, um dos eventos de agilidades mais legais do ano, com foco nas tendências do mercado de agile. Será nos dias 29 e 30 de Abril, sexta e sábado próximos, em SP. Eu estarei lá esse ano novamente, dessa vez palestrando. Continue lendo “Agile Trends 2016: estarei lá”

Experimentando o novo Docker Beta: é sensacional!

Se você já usou Docker no Windows, ou no Mac, e no Linux, sabe que a experiência é muito inferior fora do Linux. Como, até o momento, o Docker só sabe lidar com contêineres Linux (algo que deve mudar ainda esse ano), e depende do kernel do Linux, pra rodar qualquer coisa no Docker você depende de um Linux. Qualquer Linux, desde que tenha um kernel razoavelmente atualizado. Isso envolveu, desde sempre, ter uma máquina virtual, e fazer um monte de configurações. Os engenheiros do Docker ajudaram a tornar o trabalho mais simples com o docker-machine, mas você ainda dependia do uso do VirtualBox, e de ficar configurando máquinas, subindo máquinas, etc, tudo meio manual, ainda. E se você desenvolve para com Hyper-V, dá um trabalhão ficar trocando de Hyper-V para VirtualBox toda hora.

Isso acabou. Com o beta do docker no ar (ainda em beta privado – mas aberto, solicite seu convite aqui), a experiência melhorou de forma exponencial. Basicamente você nem percebe que está em uma máquina Windows, tudo simplesmente funciona. Vou mostrar um pouquinho dele aqui.

Continue lendo “Experimentando o novo Docker Beta: é sensacional!”

Novidades do C# 7: Binary Literals e Digit Separators

Esse é o 3º post da série sobre C# 7. Pra acompanhar a série você pode seguir a tag C#7 no blog ou voltar no post que agrega a série.

Nesse post vou falar de binary literals, ou literais de binários, que nada mais são do que literais de inteiros que podem ser descritos como binários.…

Continue lendo