Porque a recente atualização do Scrum Guide é importante

Tempo de leitura:6 minuto(s)

Esse é o primeiro de uma série de posts que faremos sobre a mais recente atualização do Guia do Scrum, o Scrum Guide, que aconteceu dia 6 de Julho de 2016. Nessa atualização, os valores que compõe a base do Scrum são elencados, deixando-os claro. Em cada post discutiremos um dos valores, o por que de sua importância, o impacto na comunidade na indústria, entre outros assuntos. Diferentes pessoas da Lambda3 trabalharão cada valor, dando ao todo uma visão mais completa, vista por ângulos diferentes. Continue lendo “Porque a recente atualização do Scrum Guide é importante”

Build Agent do VSTS rodando num contêiner Docker e fazendo o build de outros contêineres Docker

Tempo de leitura:6 minuto(s)

No post anterior eu mostrei a imagem do Docker que criei para um agente de build do VSTS, tornando trivial criar agentes de build, e escalá-los. É importante ler aquele antes de ler esse. Nesse post, vou levar esse agente de build um pouco mais adiante, mostrando como ele pode usar o host no qual ele roda para criar outras imagens, fazer o deploy de contêineres, etc, ou seja, qualquer operação que você queira realizar, usando Docker. Continue lendo “Build Agent do VSTS rodando num contêiner Docker e fazendo o build de outros contêineres Docker”

NodeBR Cast #2 – Vida de iniciante

Tempo de leitura:1 minuto(s)

Participei do segundo NodeBR Cast junto com o Alan Hoffmeister e o Rodrigo Matheus, e o assunto foi vida de iniciante, onde demos umas dicas pra quem está começando na vida profissional, e/ou começando com Node. Continue lendo “NodeBR Cast #2 – Vida de iniciante”

Build Agent do VSTS rodando em um contêiner Docker no Linux

Tempo de leitura:4 minuto(s)

A Microsoft, seguindo a ideia de que tudo agora é multi-plataforma, possui um agente de build para o VSTS/TFS, multi-plataforma. Ele roda no Windows, Linux e Mac, e é com ele que você vai buildar Node, Java, Ruby, Python, e qualquer coisa não baseada em Windows (ou até mesmo no Windows). Ele ganha, de graça, todo o ambiente em que roda. Por exemplo, no Linux, você tem o bash disponível para as builds (em geral). Até agora, esse agente era escrito em Node.js. Isso está mudando, e o novo vai ser feito usando .NET Core, e pode ser encontrado no Github. Lá tem os mecanismos de instalação para as 3 plataformas.

Mas, mais legal que isso, é usar o Docker pra isso. É isso que vou mostrar aqui. Continue lendo “Build Agent do VSTS rodando em um contêiner Docker no Linux”

Podcast 2 – .NET Core RC2

Tempo de leitura:2 minuto(s)

No terceiro episódio do podcast da Lambda3, ainda sem nome (enviem sugestões), o pessoal fala sobre o recém lançado .NET Core Release Candidate 2 (RC2): o que há de novo, o que muda, e o que esse release significa. Continue lendo “Podcast 2 – .NET Core RC2”