Entenda o versionamento da API REST do TFS

Uma das coisas mais legais do TFS 2015 é a introdução da API REST. Como quase tudo que envolve o TFS e o VSTS, o desenvolvimento dessa API é incremental.

Porém, desenvolvimento incremental de serviços introduz dois problemas: Como evoluir a API sem quebrar clientes antigos? E em qual versão do produto foi introduzida uma certa API?

A resposta a ambas as perguntas é a mesma: o modelo de versionamento da API REST do TFS.

Continue lendo “Entenda o versionamento da API REST do TFS”

Detecção proativa de problema com Application Insights

Certamente você deve estar cansado de ouvir que ser proativo é melhor que ser reativo – em especial quando o assunto é problemas na aplicação do usuário, certo?

O Application Insights tem um recurso bem bacana de detecção proativa de problemas. Quer conhecer um pouco sobre ele?

Continue lendo “Detecção proativa de problema com Application Insights”

Esqueci meu Facebook aberto! E agora?!

Pessoal, este é um daqueles post da série “Quem nunca?” Alegre

Imagine que você usou o Facebook em outro computador – na sua casa, num cybercafé, na casa do(a) namorado(a) – e esqueceu de desconectar.

E agora? Dá para “fechar à distância” o Facebook? A boa notícia é que dá sim.

Continue lendo “Esqueci meu Facebook aberto! E agora?!”

Smoke Tests, Deployment e Rollback Automatizados

Hoje – na verdade, agora há pouco Alegre – dei uma palestra sobre Smoke Tests no DevOps Summit Brasil 2016. Olha só do que falamos:

Já pensou se você pudesse ter um processo de deployment 100% automatizado, onde a validação do ambiente – e até mesmo a decisão de rollback – pudessem ocorrer de forma automática?

Nesta palestra vamos mostrar como devs e IT Pros podem trabalhar juntos para montar um pipeline automatizado de deployment, com foco no processo de smoke tests e de promoção/rollback automáticos.

Continue lendo “Smoke Tests, Deployment e Rollback Automatizados”

Faça backup automático de documentos com OneDrive

A Microsoft oferece dois serviços de armazenamento de arquivos em nuvem – OneDrive (também chamado de OneDrive Pessoal) e OneDrive for Business. Apesar do nome parecido, foram por muito tempo duas coisas completamente diferentes.

Usuários domésticos tipicamente utilizam o OneDrive, ao passo que aqueles que usam o Office 365 em suas empresas têm também o OneDrive for Business (OD4B) à disposição. O curioso – e vejo isso acontecer o tempo todo, tanto na Lambda3 quanto em clientes – é que muitos usuários do Office 365 nem sequer sabem que o OneDrive for Business existe. E quando sabem de sua existência, não sabem para quê serve.

Bem, neste post quero compartilhar uma ideia bem bacana de como usar o OneDrive (qualquer um dos dois!) para sincronizar seus documentos com a nuvem, de modo a ter não apenas um backup de seus arquivos mas também poder acessá-los de qualquer lugar.

Continue lendo “Faça backup automático de documentos com OneDrive”

DevOps Summit Brasil 2016: Eu vou! E você?

Nos dias 06 e 07 de maio (semana que vem!) teremos a primeira edição do DevOps Summit Brasil.

Você já viu a grade de palestras? Está imperdível!!!

Continue lendo “DevOps Summit Brasil 2016: Eu vou! E você?”