O blog da Lambda3 tem bastante audiência, esse último ano tivemos mais de 300 mil pageviews, e reunimos mais de 130 mil usuários únicos. Bastante coisa, pra um conteúdo essencialmente técnico. Abaixo listo os 10 posts publicados em 2016 e mais lidos ao longo do ano. Lógico que posts do começo do ano tem mais chance de serem lidos, mas conteúdo normalmente tem mais visibilidade assim que sai, e depois vai caindo. Mas há posts de Julho, Outubro e Novembro na lista.

O post mais lido foi um guia de estudos preparado pelo José Barbosa (aka Kide), que auxilia a se preparar para a prova de certificação da Microsoft sobre ASP.NET MVC. Tivemos muito conteúdo sobre .NET, mas também Mongo, Node.js e Docker!

  1. Guia de estudo para certificação Microsoft 70–486
  2. Novidades do C# 7: Tuplas
  3. O que significa trabalhar com a plataforma Microsoft hoje e o que isso vai significar em alguns anos
  4. Nova comunidade Brasil.NET no Slack
  5. Adeus DNX, bem vindo .NET CLI
  6. Porque a recente atualização do Scrum Guide é importante
  7. Iniciando com Docker
  8. Como usar .NET Core em produção HOJE com aplicações Web: MongoDB
  9. Novidades do C#7
  10. Programação assíncrona com Node 7 e async e await é muito <3

Desconsiderando a restrição de data, abaixo vemos os top posts lidos em 2016. Esses são posts publicados em qualquer momento, e que foram os mais lidos em 2016. É impressionante notar que o post feito pelo Igor Abade sobre instalação do Windows 8 com UEFI usando a USB é o post mais lido, não só nesse ano, mas desde que foi publicado, lá atrás, em 2012. Além dele, os 3 posts sobre criptografia RSA do Fernando Oliveira se destacam, os 3 da série estão no top 10. Tivemos também posts sobre ASP.NET, Node.js, e C# 7, entre outros, e novamente o guia de estudo do Kide.

  1. Como instalar o Windows 8 a partir do USB num sistema com UEFI
  2. Entendendo (de verdade) a criptografia RSA
  3. Entendendo (de verdade) a criptografia RSA – Parte II
  4. Guia de estudo para certificação Microsoft 70–486
  5. Uma aplicação web simples com NodeJS
  6. Visual Studio Code – #3 – Customização
  7. Fazendo VirtualBox e Hyper-V coexistirem no Windows 8
  8. Entendendo (de verdade) a criptografia RSA – Parte III
  9. O que preciso saber sobre Single-page applications?
  10. Novidades do C# 7: Tuplas

Entre as categorias mais lidas, se destacaram a do Podcast, a de Desenvolvimento na plataforma Microsoft, a de ALM, e a de Práticas de engenharia de software.

Pra você que nos acompanha, que comenta aqui com a gente, que compartilha o nosso conteúdo, obrigado! O blog da Lambda3 é feito de forma totalmente voluntária, as pessoas escrevem livremente, sem meta. É um prazer ver esses números, ser lido é tão bom quanto escrever.

E nos aguarde, 2017 vai ser um ano muito bom. A Lambda3 está crescendo e as pessoas interessadas em escrever também. Vai ter muita gente nova aqui contribuindo e ajudando a elevar a qualidade do desenvolvimento de software no Brasil, compartilhando conhecimento. Um bom ano para todos nós!